Vereadores homenageiam mulheres são-joseenses
07-03-2008 11:44

O Dia Internacional da Mulher teve origem em 1857, quando cerca de 130 mulheres foram queimadas ao reivindicar melhores salários e diminuição da jornada de trabalho.

Na sessão ordinária desta quinta-feira, última que antecede o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo sábado (08), os vereadores professor Walder Mulbak e Jairo Melo fizeram uso da palavra para homenagearem as mulheres são-joseenses.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, professor Walder Mulbak, lembrou do companheirismo das mulheres. "Reconheço o valor das mulheres para a sociedade, assim como o companheirismo dedicado por elas aos seus familiares. Fica aqui minha homenagem, apreço e respeito a todas as mulheres, em especial, as são-joseenses", disse.
Já o corregedor da Casa de Leis, vereador Jairo Melo, ao cumprimentar as mulheres que trabalham no Poder Legislativo são-joseense, fez sua homenagem a todas as mulheres do Brasil. Ao comentar sobre as mulheres que foram queimadas, as quais deram origem a esta data comemorativa, Jairo destacou o trabalho desenvolvido por um grupo especial de mulheres, que trabalham nas ruas recolhendo papel. "Que todas as mulheres sejam lembradas no próximo dia 08 de março, principalmente aquelas que trabalham de baixo de sol quente, muitas vezes sem protetor solar, pois suas condições financeiras não permitem", argumentou.
O Dia Internacional da Mulher teve origem em 1857, quando operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, reivindicando melhores salários e a diminuição da carga horária diária de trabalho, de 16h para 10h. Aquelas operárias foram fechadas na fábrica, onde logo depois iniciou- se um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Jornalista: Franciele Ulson

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais