Vereadores homenageiam professores de São José dos Pinhais
18-10-2011 18:09

Cinco profissionais receberam Diploma de Louvor e Reconhecimento em nome da categoria


Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, os vereadores homenagearam, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (18), algumas das professoras mais experientes do município. De autoria do presidente da Comissão de Educação, professor Walder Mulbak (PSD), o requerimento reconhece os mais de 30 anos de serviços prestados pelas professoras Aracy de Souza Hirayama, Luisa do Rocio Bassan Dissenha, Marilda Conceição Chorne, Regina Maria Boza Haluch e Sueli Sinja.

Em discurso, o vereador Walder Mulbak destacou a importância da profissão. “O professor é a base de todas as outras profissões. Estamos muito felizes por podermos reconhecer a participação desses profissionais na formação dos jovens”. Ainda, de acordo com ele, as homenageadas já obtiveram o direito de se aposentarem, mas por amor e dedicação ao trabalho permanecem em seus cargos e atuam como professoras até hoje.

Também fizeram uso da palavra para parabenizar os professores os vereadores Toninho da Anderson (PSD), Onildo (PT), Joel Almeida (PSDB), Sylvio Monteiro (DEM), professor Imar Augusto (PSB) e professor Assis (PSDB), que falou a respeito da origem do dia 15 de outubro como o Dia do Professor. A data foi instituída no Brasil em 1827 quando Dom Pedro I assinou um decreto criando o ensino elementar no país. Porém, apenas em 1947 ocorreu a primeira comemoração ao Dia do Professor, que só foi oficializado como feriado nacional em 1963.

Ao receberem os Diplomas de Louvor e Reconhecimento das mãos dos vereadores e da secretária municipal de educação, Tânia Galvão, as homenageadas demonstraram orgulho da profissão. “Fico muito feliz em fazer parte da história da educação em São José dos Pinhais e poder contribuir com a melhoria no ensino público, buscando sempre inovar”, declarou Luisa Dissenha, agradecendo em nome das demais.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais