Vereadores Mirins buscam melhorias para sua comunidade
20-11-2006 15:34

O programa Vereador Mirim tem evoluído visivelmente aos olhos de quem acompanha as sessões mirins que estão ocorrendo no plenário da Câmara Municipal. Os jovens têm alcançado o objetivo desta nova etapa com grande êxito, apresentando ótimas indicações que estimulam mudanças positivas em suas comunidades. A postura dos alunos e o comprometimento das escolas participantes com o poder legislativo têm sido alvo de elogios perante os vereadores são-joseenses e demais autoridades do município.
Várias indicações são feitas pelos alunos, podemos citar algumas das principais indicações propostas pelos vereadores mirins: no Colégio Estadual Tiradentes uma das indicações instituem um programa de atendimento diferenciado no posto de saúde no bairro Borda do Campo para idosos, crianças, adolescentes e gestantes; no Colégio Estadual Guatupê os alunos pedem a transformação do Centro Municipal de Saúde do Jardim Ipê em um Posto de Saúde 24 horas; no Colégio Estadual Irmã Ambrósia Sabatovich está sendo desenvolvida a campanha de “Conscientização Ambiental”, com isso os alunos indicam à Secretaria Municipal do Meio Ambiente que designe um profissional para realizar palestras; os vereadores mirins da Escola Estadual Barro Preto indicam a construção de uma área de lazer na comunidade do bairro Barro Preto; no Colégio Silveira da Motta, os estudantes indicam ao Senhor Prefeito Leopoldo Meyer que determine ao setor competente a restauração da fachada da instituição; na Câmara Mirim da Escola Estadual Maria Vidal encontra-se o requerimento que convida um representante da Secretaria Municipal da Agricultura, para que o mesmo auxilie na criação de uma horta orgânica; os vereadores mirins do Colégio Estadual Prof. Lindaura Ribeiro Lucas pedem a Eco Via e à Prefeitura Municipal a construção de uma passarela na BR 277, no trevo com a Rui Barbosa, visando a segurança dos pedestres e ciclistas daquela região; na Câmara Mirim da Escola Estadual Afonso Pena os alunos indicaram a instalação de um semáforo no cruzamento das Ruas Almirante Alexandrino com Agudos do Sul; os vereadores mirins da Escola Mirim indicaram a disponibilização de uma linha telefônica para que os são-joseenses possam denunciar atos de vandalismo, possibilitando a ação imediata da Guarda Municipal; e no Colégio Estadual Chico Mendes, os vereadores miris pedem a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Direção do Colégio, o apoio e a ajuda material para a realização da limpeza do Rio Miringuava.
Tais indicações, e demais requerimentos, são de conhecimento dos Vereadores são-joseenses, os quais repassam todas as idéias elaboradas pelos estudantes do município, para as autoridades competentes. Dessa forma, pedagogos, professores, alunos, coordenadores, vereadores, secretários e autoridades municipais, contribuem para o sucesso do Programa Vereador Mirim deste ano.


DISCURSO

Durante as sessões mirins, os jovens podem se inscrever no Uso da Tribuna, processo no qual o vereador mirim expõe seu discurso, abordando algum tema atual que ele encare como pertinente e necessário para o conhecimento dos demais. Na sessão ordinária do dia 8 de novembro, o vereador mirim Rafael Santos, do Colégio Estadual Chico Mendes, se destacou ao ler seguinte discuro:
“Quero agradecer em nome dos Vereadores Mirins, as autoridades aqui presentes, pela criação da Guarda Municipal que está presente nos bairros de nosso município proporcionando maior segurança aos moradores. Já podemos notar uma grande diferença após a atuação da Guarda nos bairros, pois os moradores podem circular com mais segurança e mais tranqüilidade, principalmente nos horários noturnos quando muitos estão retornando para seus lares após uma jornada de trabalho e estudo. Esperamos que continue assim e que possa melhorar a cada dia, pois a segurança é um fator muito importante para a sociedade, que almeja daqui algum tempo não ter medo da violência”.
Para saber mais sobre o Programa Vereador Mirim, basta entrar em contato através do telefone: (41) 3299.6522.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais