Vereadores Mirins entregam pela primeira vez suas proposições ao legislativo de São José dos Pinhais
29-04-2004 18:01

Nesta terça-feira (20), em continuidade as atividades do Programa Vereador Mirim, da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o Legislativo realiza sessão especial, a partir das 14h00, para receber as primeiras proposições apresentadas pelas Câmaras Mirins das escolas estaduais Irmã Ambrósia Sabatovich e Tiradentes. Outras nove escolas participantes do programa receberão o mesmo tratamento, de acordo com cronograma já estabelecido.
Para o presidente da Câmara, vereador Cezar Franco (PP), é gratificante poder ver concretizado o objetivo maior do programa Vereador Mirim, que é promover um elo de ligação entre o legislativo e a comunidade, através da conscientização política dos jovens. “Esta Casa de Leis, como forma de estimular e valorizar a participação desses jovens vereadores mirins, irá dar encaminhamento legislativo as proposições apresentadas por eles, transformando-as em indicações ou projetos de Lei”.
Além de uma maior integração entre a Câmara e a população, o programa Vereador Mirim proporciona a comunidade estudantil o conhecimento do real papel dos vereadores. “Outro ponto favorável é despertar o interesse da juventude pelos problemas que ocorrem na sua comunidade, tornando-os mais participativos na busca de soluções, num exercício pleno da cidadania” acrescentou Cezar Franco.

PROGRAMA VEREADOR MIRIM

O programa Vereador Mirim, de autoria do vereador Leone do Rocio Leal (PTB), foi implantado pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, em abril de 2003. Tem como objetivo principal proporcionar uma maior integração entre a Câmara e a comunidade escolar, levando ao estudante o conhecimento do real papel do Poder Legislativo dentro do contexto social em que ele vive, contribuíndo assim, com a sua formação política e cidadã.
Destinado as escolas públicas e privadas do município, abrangendo alunos da 5º a 8º séries do ensino fundamental e médio, o programa cria uma Câmara Municipal Mirim em cada estabelecimento escolar. Ali são desenvolvidos os mesmos trabalhos e atividades dos vereadores são-joseense, possibilitando aos estudantes a vivência legislativa, além de servir como um importante instrumento para a compreensão da democracia participativa.
No ano de 2003, ingressaram no programa 11 escolas , sendo 10 públicas e 2 particulares, envolvendo 11 mil alunos. Além de ser bem recebido pela comunidade escolar, o programa Vereador Mirim também recebeu todo o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, que deu suporte operacional para a realização das eleições mirins, ocorridas no mês de agosto. A votação foi igual as eleições oficiais, inclusive com a utilização de urnas eletrônicas. Os alunos escolhidos para trabalharem como mesários receberam também o devido treinamento no TRE, em Curitiba. Já os alunos eleitos vereadores mirins foram diplomados pelo TRE no dia 12 de setembro, em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal. Após o processo eleitoral e a posse nas Escolas, o legislativo são-joseense continua a dar todo o apoio e suporte às atividades dos 99 vereadores mirins.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais