Vereadores pedem reflexão no Dia da Consciência Negra
19-11-2013 18:48

Alguns vereadores fizeram uso da palavra, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (19), para lembrar o Dia da Consciência Negra comemorado, nacionalmente, em 20 de novembro. São José dos Pinhais instituiu a data no início deste ano, através da lei nº 2115/13, porém, assim como em Curitiba, não haverá feriado.

Único vereador negro da legislação 2012-2016, Luiz Paulo pediu profunda reflexão sobre o assunto. “Qual a nossa importância na vida e na sociedade? O que representamos para o mundo? Qual a diferença entre negros e demais raças? Com as respostas a essas perguntas poderemos diminuir o racismo que, infelizmente, ainda existe”, afirmou ele.

O vereador Professor Abelino destacou a dificuldade, ainda existente, de os negros ingressarem no mercado de trabalho em condições de igualdade com as demais raças. Segundo ele, a reflexão também poderá abrandar as dificuldades que permanecem perante o tema.

Autor da lei que instituiu o Dia da Consciência Negra no município, o vice-presidente do legislativo, doutor Ido, lembrou que a data é comemorada em 20 de novembro em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. “Acredito que essa discussão já deveria estar no passado, pois o racismo é algo ultrapassado, pena que ele ainda perdure na sociedade. Temos que encontrar novas formas de combater esse mal”, disse.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais