Vereadores propõem mudança de modelo de gestão do Hospital São José
17-10-2013 19:23

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sylvio Monteiro, juntamente com a Comissão de Saúde e Assistência Social, reuniu-se com os médicos Eduardo Lourenço e Matheos Chomatas, especialistas em gestão na área de saúde. O encontro realizou-se na manhã desta quinta-feira (17) e discutiu mudanças no modelo de gerenciamento do Hospital São José.

Estiveram presentes, além do presidente, os vereadores membros da Comissão, Doutor Ido, Luiz Monteiro e Onildo; e ainda, Professor Marcelo, Mari Temperasso e Lucia Stoco. De acordo com apresentação de Eduardo Lourenço, o hospital São José tem, atualmente, 154 leitos, sendo que seriam necessários, no mínimo, 280. Além disso, o local está em condições ruins de atendimento e com alto gasto: 18 mil ao mês por paciente internado.

Eduardo também falou sobre a situação das Unidades de Saúde 24 horas do Afonso Pena e Borda do Campo que estão sem pediatra e exames de raio X. Já na Unidade de Pronto Atendimento da Rui Barbosa, só há raio X durante o período de quatro horas diárias e, eventualmente, médicos neurologistas e psiquiatras. Ainda, segundo o médico, as 28 Unidades Básicas não têm médicos suficientes para atender a demanda.

“Precisamos definir a gestão, cobrar compromisso e valorização dos servidores, contratar mais médicos, encerrar contratos absurdos, credenciar serviços particulares e construir um novo hospital com, pelo menos, 350 leitos”, sugeriu.

A seguir, fez explanação o médico Matheos Chomatas. Matheos explicou aos vereadores as vantagens e desvantagens de vários modelos de gerenciamento da saúde que podem ser adotados pelo município. Para ele, a natureza jurídica do hospital deve ser mudada para maior efetividade, rapidez e qualidade no atendimento gerando, assim, a correta utilização dos recursos disponíveis. “Deve haver ampla discussão entre executivo e legislativo para escolha do melhor modelo. Independente do que for escolhido, é imprescindível vontade política e comprometimento”.

O presidente Sylvio Monteiro questionou os participantes sobre a possibilidade de construção de um hospital de referência na região de São José dos Pinhais e sobre os recursos repassados ao município pelos governos estadual e municipal. Segundo Chomatas, após a fase de planejamento é necessário, no mínimo, dez meses para finalização de obras e, ainda, só há o repasse de 800 mil reais ao mês do estado, mas nenhum do governo federal, pois a cidade não possui um projeto adequado de saúde.

O vereador Doutor Ido, presidente da Comissão de Saúde do legislativo, após ouvir atentamente as explanações, sugeriu a elaboração de projeto de lei para mudar a gestão da saúde de direta para o modelo de fundação estatal. Tal modelo, se aprovado, integrará a administração indireta do município dando, assim, agilidade aos serviços prestados.



Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais