Vereadores querem evitar risco social
15-12-2006 11:53

Visando reduzir o alto índice de criminalidade, principalmente entre os jovens, os vereadores são-joseenses têm encaminhado várias sugestões de medidas de prevenção ao poder Executivo. Entre as mais recentes estão as dos vereadores Joel Almeida e Tarcisio Klettemberg.




O vereador Joel Almeida, na última sessão do legislativo, realizada no dia 12 deste mês, apresentou três indicações com esse objetivo, sendo uma direcionada aos membros do Conselho Tutelar desse município. Ele sugere que, através da Secretaria Competente, sejam administrados cursos aos conselheiros, capacitando-os a atuarem junto às famílias a fim de evitarem maus tratos as crianças e adolescentes. “A violência doméstica pode desencadear na criança um instinto violento e facilita para, no futuro, fazer uso de drogas”, justificou Joel.




Outra indicação, do vereador, pede que seja criado um disque denuncia para recebimento e posterior encaminhamento de situações de risco de crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Para dar atendimento a essas medidas, bem como a outras já implantadas no município, com o objetivo de atender aquelas pessoas menos favorecidas e jovens em risco social, Joel Almeida fez outra indicação para que sejam realizados estudos visando definir um percentual mínimo de 0,5% do orçamento municipal para ser destinado à Secretaria da Promoção Social, uma vez que é ela responsável por vários programas sociais que atende aqueles mais necessitados.




Também, de cunho social, foi a indicação do vereador Tarcisio Klettemberg, que solicita a implantação novamente do Curso de Estofador em todos os Centros de Promoção Humana, principalmente no Centro Helena Maister, localizado na região do Guatupê. Segundo ele é grande a quantidade de pessoas desempregadas por falta de qualificação e, com a volta do curso, pode-se proporcionar a essas pessoas um crescimento individual.









Jornalista Nara Moreira – 14/12/2006





Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais