Vereadores recebem Secretário Municipal de Agricultura
27-09-2011 20:35

Pedro Persegona falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – SIM/SJP

Os vereadores reuniram-se, na manhã desta terça-feira (27) na Câmara Municipal, com o Secretário Municipal de Agricultura, Pedro Persegona. O assunto em pauta foi a criação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal em São José dos Pinhais.

O Projeto já foi apresentado ao Legislativo e submetido à votação. No entanto, o vereador Carlos Machado (PSDB) pediu vistas, com o intuito de sanar dúvidas em relação ao SIM. Por esse motivo, o presidente da Casa, vereador professor Assis Manoel Pereira (PSDB) convidou o secretário para o encontro. Também estavam presentes a diretora da vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Castro Neves e a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Ana Maria Barbosa.

De acordo com o Projeto do Executivo, o SIM tornará obrigatória, em São José dos Pinhais, a prévia inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis. Dessa forma, ficam obrigados ao registro na Secretaria de Agricultura, todos os estabelecimentos instalados no município que manipulem produtos de origem animal.

Segundo o secretário, o SIM será mais uma segurança para o consumidor e para os próprios produtores. “Eles terão toda a orientações necessárias para regularizarem suas situações sem custo nenhum”, afirmou. Persegona explicou, ainda, que os produtores estarão sujeitos a fiscalizações esporádicas que serão realizadas pelos médicos veterinários da Secretaria. “Para isso precisaremos de mais técnicos, mais profissionais. Nossa pasta é muito carente de recursos, por isso criamos um novo organograma que será analisado e votado pelos vereadores”, disse.

Ao finalizar a reunião o presidente da Casa, professor Assis, agradeceu a presença do secretário e das profissionais da área. “Acredito que nossas dúvidas foram sanadas. Nossa maior preocupação era com o pequeno produtor”, afirmou o vereador.

O projeto entrará na pauta de discussão e votação na sessão ordinária do próximo dia 04 de outubro.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais