Vereadores reúnem-se com secretária de educação
18-04-2013 20:02

Neide Setim expôs situação da Secretaria e respondeu dúvidas

Continuando as reuniões entre vereadores e secretários, a Câmara recebeu na manhã desta quinta-feira (18), a visita da secretária municipal de educação, Neide Setim, e sua equipe. O encontro, realizado no gabinete da presidência, tratou de assuntos gerais referentes à pasta e sanou as dúvidas que a comunidade transmite aos vereadores.

O assunto principal foi a falta de vagas em creches e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil). A fila de espera, atualmente, está em torno de quatro mil crianças. A preocupação demonstrada pelos vereadores foi a previsão de abertura de vagas e recursos humanos. “Alguns bairros estão com as mesmas creches de trinta e cinco anos atrás e a população cresceu muito de lá pra cá”, disse o vereador Luiz Monteiro.

De acordo com a secretária, o maior problema é a falta de educadores, pois, para suprir a demanda, é necessário contratar 80 profissionais. “Esperamos que até a metade de 2014 sejam contratados os educadores, o processo de licitação está em andamento mas, infelizmente é muito burocrático”, explicou Neide. Ainda, segundo ela, serão disponibilizadas, na próxima semana, mais 221 vagas em creches particulares, compradas pela prefeitura. Atualmente, são atendidas 249 crianças nesse mesmo regime.

Os vereadores também perguntaram a respeito de situações pontuais das regiões em que atuam e sugeriram soluções para os diversos problemas enfrentados pela Secretaria. O vereador Tadeu Camargo comentou sobre os problemas sofridos pela APAE do município. “Iremos estudar a possibilidade de aumentar o valor do convênio da APAE e estamos arrecadando doações da iniciativa privada”, disse a secretária.

Foram discutidos, ainda, a construção de novos Cmeis, abertura de vagas, critérios de matrículas, educação especial, infraestrutura, entre outros. “Essas reuniões são essenciais para intermediarmos as dúvidas e pedidos da população diretamente aos secretários”, afirmou o presidente da Casa, vereador Sylvio Monteiro. Neide Setim agradeceu o convite e colocou a Secretaria a disposição. “Queremos criar uma parceria entre legislativo e executivo para fazermos o melhor para os moradores de São José dos Pinhais. Há muita boa vontade para solucionarmos os problemas aqui existentes”, finalizou.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais