Vereadores reúnem-se com secretário de saúde
09-04-2013 19:55

Doutor Brasílio de Castro tirou dúvidas em relação aos trabalhos da pasta.

Os vereadores receberam, na manhã desta terça-feira (09), a visita do secretário municipal de saúde, doutor Brasílio de Castro Filho. Na pauta do encontro diversos assuntos relacionados as dúvidas da comunidade, principalmente sobre a falta de remédios nas farmácias básicas do município.

O secretário explicou, aos vereadores, que os remédios são adquiridos através de um consórcio e que as entregas estavam atrasadas. No entanto, segundo Brasílio, os estoques já estão sendo normalizados, mas alguns medicamentos ainda estão em falta. “Dependemos de um contrato para receber os remédios. A gestão tenta ao máximo evitar a compra em caráter emergencial, mas provavelmente teremos que fazer isso, principalmente em relação aos medicamentos de tratamento de doenças crônicas”, esclareceu.

Os vereadores também perguntaram sobre as reformas das unidades de saúde que estão sendo realizadas no município. De acordo com a vereadora Mari Temperasso, os usuários têm reclamado muito do fechamento do posto de saúde da Borda do Campo. “Algumas unidades tiveram que ser fechadas porque, em reformas maiores, não há como conciliar o atendimento. O prazo para entrega da obra é de trinta dias, enquanto isso, infelizmente, a comunidade terá que utilizar o posto de saúde do Libanópolis”, disse Brasílio, destacando que tais reformas irão melhorar a qualidade no atendimento.

Alberto Setnarsky e Onildo pediram o aumento dos postos de saúde da área rural como Cotia, Campo Largo da Roseira e Contenda. “A reforma, ou até mesmo a construção de nova unidade, com certeza vai desafogar a demanda de postos centrais”, disse Onildo. Os vereadores Tadeu Camargo e Nina Singer sugeriram, respectivamente, que sejam criados um plantão odontológico para todo município e um centro de fisioterapia no São Marcos que atenda toda a área rural.

Os demais vereadores também fizeram suas perguntas ao secretário para que, assim, possam informar a comunidade. “Essas reuniões estão sendo úteis para que possamos dar uma explicação real à população que nos questiona a respeito dos serviços públicos”, afirmou o presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro. “O executivo encontra nos vereadores uma boa parceria. Assim, podemos conhecer as reais necessidades da sociedade, pois ambos estão em contato direto. Faremos o possível para atender todas as solicitações”, finalizou o secretário.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais