Vereadores são-joseenses aprovam tombamentodo Centro de Vivência João Senegaglia
11-11-2004 16:48

Com o objetivo de preservar um dos mais tradicionais imóveis deste município, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei nº 479/2004, que dispõe sobre o tombamento da antiga fábrica João Senegaglia, atualmente Centro de Vivência João Senegaglia, de propriedade do município, para Patrimônio Histórico e Cultural desta cidade.
Conforme o presidente da Câmara Municipal, vereador Cezar Franco (PP), o projeto de Lei surgiu em razão de um movimento popular que reuniu mais de 5 mil assinaturas, em um abaixo assinado pedindo a preservação daquele local. ”O legislativo são-joseense, seguindo uma nova filosofia de administração participativa, não poderia deixar de dar atendimento a esta importante reivindicação da sociedade local”, acrescentou.
O Centro de Vivência João Senegaglia é um dos mais tradicionais símbolos do desenvolvimento industrial de São José dos Pinhais, uma vez que lá funcionou por mais de 55 anos a Fábrica Senegaglia, que foi grande responsável pelo início da geração de empregos e desenvolvimento social do município. Durante sua existência, a empresa serviu de fonte de renda para muitas famílias, que nela trabalharam e ajudaram a construir a São José dos Pinhais de hoje.
Com a aprovação do projeto de Lei nº 479/2004, o aludido imóvel será tombado definitivamente para o Patrimônio Histórico do Município e restaurado às suas formas originais, como respeito à memória e tradição de um povo ordeiro e trabalhador, que não pode ter sepultada a sua memória em detrimento do futuro que todos almejam para São José dos Pinhais, sempre próspero, mas vinculado às suas raízes que deram sustentação ao patamar que hoje encontramos.
O projeto em tela será agora encaminhado ao prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim para sanção.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais