Vereadores Zé Vieira e professor Walder Mulbak querem restaurante popular em São José dos Pinhais
13-04-2010 20:19

Esses Restaurantes populares garantem refeições de qualidade para trabalhadores de baixa renda


Na sessão desta terça-feira, 13, da Câmara Municipal são-joseense, os vereadores Zé Vieira (PTB) e professor Walder Mulbak (DEM) apresentaram indicação de nº 4382/2010, endereçada ao poder executivo, solicitando que seja viabilizada a implantação de um Restaurante Popular no município. Este pedido já tinha sido feito pelo vereador Zé Vieira no ano de 2006.

Segundo os vereadores proponentes colocaram na justificativa da indicação, o restaurante popular promove o acesso de uma grande parcela da população carente a uma alimentação de qualidade a um custo baixo. Ainda, de acordo com eles, o público beneficiário é formado por trabalhadores formais e informais, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

“A concretização da nossa proposta é bem viável, uma vez que o Ministério de Desenvolvimento Social apoia a instalação de Restaurantes Populares através do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos” informaram também os vereadores.

O direito a refeições diárias de qualidade e a baixo custo avançou significativamente deste o ano de 2004, quando foram firmados convênios para a construção de restaurantes populares, em vários estados brasileiros. O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu milhões, possibilitando à população de baixa renda a ter acesso regular à alimentação de qualidade, um pressuposto básico da política de segurança alimentar e nutricional definida pelo Governo Federal. Os convênios resultaram de cartas que foram enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, propondo parcerias a todos os governadores e aos prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

A Rede Solidária de Restaurantes Populares é uma ação estruturante do Fome Zero diretamente relacionada à suplementação alimentar dos grupos mais vulneráveis e dos trabalhadores que, por falta de tempo ou recursos, não conseguem ter acesso a uma refeição saudável pelo menos uma vez por dia.

Os vereadores Zé Vieira e Walder esperam sensibilizar o prefeito municipal, Ivan Rodrigues, para que esta proposta seja implantada o mais rápido possível e assim promover a justiça social, além de estimular a produção local e gerar empregos.


Jornalista Nara Moreira

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais