Grupo Xamego dos Anjos
02-10-2009 22:18

Dois dos integrantes do grupo,"Xamego dos Anjos", são associados do Lions Clube São José dos Pinhais - Centro,são eles: LUIZ ERNANI SETIM e EDISON LUIZ PEREIRA.

Pequeno histórico do Grupo:

Lá pelos meados do ano de 1963, quatro jovens adolescentes desta Cidade, Luiz Ernani Setim, Edison Luiz Pereira, Mário Wilson Soares e Gerson Francisco Chiuratto, todos adéptos da música, tanto vocal como instrumental, reuniram-se e decidiram formar um conjunto musical que veio a chamar-se "Anjos do Samba", cuja característica éra interpretar músicas de Adoniram Barbosa, assim como faziam os "Demônios da Garôa".

Esse conjunto "Anjos do Samba", interpretava tão bem as músicas de Adoniram Barbosa, que em várias ocasiões foi confundido com os "Demônios da Garôa". O sucesso foi tal, que em várias ocasiões foram convidados para apresentarem-se na televisão, quando a mesma era somente em preto e branco e não dispunha de sistema de gravação, assim, as apresentações eram feitas ao vivo.

Não sómente na t elevisão, mas também, em rádios da capital, foram convidados para diversas apresentações.

Além das vozes, os instrumentos utilizados eram: Violão 7 Cordas, Cavaquinho, Pandeiro e Afoxé, sendo que anos mais tarde, ingressou no grupo outro amigo, Ivo Dissenha, quando foi incorporado Violão Tenor, executado pelo CL Edison.

No ano de 1975, o CL Edison, sem que se afastasse dos Anjos do Samba, houve por bem em reunir outros amigos, também adéptos da música, e criou novo grupo musical denominado "Grupo Xamego". A formação inicial deste grupo contou com a participação, além do idealizador, de Rui Fernando Pereira (bateria), Francisco Helpa (surdo), Gilberto Helpa (tamborim), Valter José Zonato (pandeiro), Darci Calizario (Violão/Guitarra), Wanderley Augusto Zonatto (caxeta), Roberto Ferreira Alves (voz).

A primeira apresentação pública do Grupo Xamego, ocorreu no "revellion" do ano de 1975, no salão superior da extinta Socied ade Recreativa e Operária Esperança, na rua XV de Novembro. O sucesso foi tal, que o Grupo resolveu criar o seu próprio espaço musical. Assim, inaugurou a sua própria casa de samba que chamou-se "A TOKA - Casa de Samba", localizada na Rua XV de Novembro, no mesmo local onde antes funcionou a "Caverna Imperial" um dos melhores restaurantes dançantes da região metropolitana. Funcionava somente nos finais de semana, sexta, sábado e domingo.

Diferentemente do conjunto "Anjos do Samba", o Grupo Xamego, jamais deixou de reunir-se e fazer o que mais gostava - música. Por outro lado, os "Anjos do Samba", pouco se reunia e após o falecimento de um de seus componentes, o Mário Wilson, praticamente deixou de se apresentar.

O Grupo Xamego, também teve uma baixa, foi a vez de seu componente Darci, mudar-se de cidade, não podendo mais participar do grupo, (hoje também falecido). Restou, então, para a execução de instrumento de corda apenas o CL E dison.

O CL Edison, sentindo a necessidade de pelo menos mais um componente no Grupo Xamego que executasse instrumento de corda (violão), e vendo que seus companheiros do conjunto "Anjos do Samba" encontravam-se desativados, houve por bem em convidá-los para que formassem um novo grupo musical, o que foi aceito de pronto por todos.

Assim sendo, ingressaram o CL Luiz Ernani Setim (vóz e afoxé), Gerson Francisco Chiuratto (vóz e violão 7 cordas) e Paulo Roberto Happner (voz e pandeiro).

Com a nova formação, decidiu-se dar novo nome ao grupo, o qual passou a denominar-se "Xamego dos Anjos", uma junção do Grupo Xamego com Anjos do Samba.

Este grupo, atualmente, é um dos maiores sucesso perante a sociedade, recebendo convites para inúmeras apresentações, não somente em nossa Cidade, como em tantas outras no Estado do Paraná e Santa Catarina.

O Grupo se apresentou no sábado, dia 03 de out ubro, às 22:OO horas, no bar Saudosa Maloca, em Curitiba, próximo ao Shoping Muller e Cemitério Municipal.


Publicado: Lions Club - Centro