Lions Clube São José dos Pinhais Centro presta homenagem as vítimas do Japão
26-03-2011 17:21

Japão, que país é esse?

Pesquisas arqueológicas indicam que o Japão já era ocupado por seres humanos primitivos entre 35 e 100 mil anos atrás, durante o período paleolítico. Por volta de 8000 anos atrás foram fabricadas lá as mais antigas cerâmicas do mundo. Acredita-se que esses primeiros povos são os ancestrais dos japoneses e dos ai. A partir de 300 a.C.começa o período Yayoi, que é marcado pelas tecnologias de cultivo de arroz e irrigação, trazido por migrantes da Coréia, China e outras partes da Ásia. O Japão esteve conectado ao continente asiático, o que facilitou a migração para o arquipélago japonês.
O período monárquico do Japão teve inicio no século VI d.C..
Como qualquer outra nação do mundo, o Japão viveu por longos anos, altos e baixos, com inúmeras guerras internas, pelo poder.
O Japão não se industrializou junto com o resto do mundo e permaneceu na sociedade feudal.
Além de ter sido governado por uma ditadura feudal que adotou uma política de isolamento, também teve outro motivo crucial para ter permanecido isolado até a década de 1850: Interesses Econômicos Mundiais: O Japão só sofreu sua modernização no período em que ela aconteceu por causa da intervenção dos Estados Unidos. O interesse dos Estados Unidos em criar laços com o Japão estava ligado a necessidade de hegemonia dos EUA: Eles queriam aliados em pontos estratégicos da Ásia e do Pacífico.

O país é formado por um território pequeno, montanhas e planícies estreitas e com poucas terras cultiváveis.

Em 1940 declarou guerra aos Estados Unidos e aliados, bombardeando Pearl Harbor. Os EUA responderam contra-atacando com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, forçando a rendição em 02 de setembro de 1945.
O povo japonês, humilhado perante o mundo, abaixou a cabeça e pôs-se a trabalhar. Transformaram o país num dos mais importantes do mundo.

O Japão se encontra na zona temperada e no extremo nordeste da região atingida pelo clima de monções. Sofre grande maritimidade, devido a sua posição geográfica, com grandes massas de ar carregadas de umidade, explicando a elevada pluviosidade (1.000 mm anuais). As chuvas abundantes e o clima temperado produzem vegetação rica que favorece a agricultura.
A vegetação caracteriza-se pelo predomínio de florestas, que cobrem a maior parte dos conjuntos montanhosos do país, tornando-o uma das nações mais arborizadas do mundo.
O relevo japonês caracteriza-se pelo domínio de dobramentos modernos, que ocupam a maior parte do país e são marcados por uma intensa atividade vulcânica. É na Ilha de Honshu que se encontram as maiores elevações como o Monte Fuji de 3.776 metros de altura.

Dia 11 de março de 2011 ocorreu um terremoto no Japão de 9 pontos na escala Richer, o maior do Japão e o 4ª maior do mundo. Causou um tsunami, com mais de 9 mil mortes e mais de 12 mil desaparecidos até o momento, apesar de serem treinados para enfrentarem esse tipo de situação. Esse terremoto afetou o eixo de rotação da Terra em 0,25º.

Também houve problemas em usinas atômicas. Duas delas explodiram. Tiveram que manter distância de 20 quilômetros ou mais, algumas (poucas) pessoas se feriram. Estão obrigados a usar vestimenta protetora, mas a irradiação tem alcançado água potável e o ar que respiram.

Os japoneses são considerados um povo extremamente educado e culto. São muito amigos dos brasileiros. Colônias de japoneses se espalham pelo Brasil e no Paraná existem cidades cuja maioria são oriundos do Japão.

No Lions os japoneses são muito ativos, existem centenas de Lions Clubes espalhados pelo país. De lá se saem grandes dirigentes leonisticos e dedicados diretores internacionais.

A Fundação Lions Internacional mobilizou US$ 5 milhões (cinco milhões de dólares) para os primeiros socorros após a catástrofe no Japão. A ajuda inclui subsídios e também doações dos Leões do mundo inteiro.

"Em nome de todos os Leões do Japão, queremos agradecer-lhe por terem respondido prontamente, oferecendo ajuda imediata", disse o Diretor Internacional Yasumasa Furo, do Japão.

O Lions Clube São José dos Pinhais Centro, a cada abertura dos seus eventos leonisticos, usa o dístico “Pela paz entre os homens da terra”, propugnando sempre pela união dos povos, respeito pelo próximo e a paz da humanidade.

Reconhecendo no povo japonês uma infinidade de qualidades, sendo um povo trabalhador, disciplinado e persistente, torcemos para que logo recuperem-se prontamente reconstruindo suas vidas, lares, empresas e famílias.
Este povo, de uma civilização milenar, já tendo passado por muitas adversidades catastróficas, sempre encontraram forças para vencer.

Cabe a nós, cidadãos do mundo, expressarmos nossa solidariedade a esta Nação e para isto, pedimos ao CL Toshiro Ida para entronizar na nossa Panoplia, a Bandeira oficial do Japão. Com isso estamos demonstrando nossa solidariedade, amor e respeito para com o povo japonês.



Publicado: Lions Club - Centro