Escolas recebem material de apoio para Educação Ambiental
08-10-2015 19:50

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais e o Instituto Junior Achievement, está levando para 58 escolas do Município, material de apoio para ser utilizado com as turmas de 5ºs anos, no 4º bimestre.

Trata-se de um programa de Educação Ambiental, complementar às atividades do currículo básico, que tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do planeta Terra, além de formá-los para que sejam multiplicadores do cuidado das questões ambientais.

O Instituto Junior Achievement, é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida por iniciativa privada, que incentiva práticas de empreendedorismo com objetivo de despertar o Espírito Empreendedor nas crianças, adolescentes e jovens, ainda na escola.

Cada aluno vai receber manual, folha de atividades e certificado de 5 horas/aula conferido pelo Instituto. Os professores receberam assessoramento de como trabalhar o material em sala de aula, por meio de redação, leitura, debates e conscientização sobre temas como separação de lixo e consumo sustentável, interligando as áreas do conhecimento.

“É um material muito bem elaborado que complementa o conteúdo do livro didático e que será dado para cada aluno do 5º ano. É mais uma forma de despertar o interesse pela educação ambiental, o que colabora para o conhecimento e rendimento de 3.900 alunos”, disse a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Otília Scherner Possebon, que finalizou dizendo que todo o material didático e assessoramento foram proporcionados de forma gratuita ao Município.

“O material trabalha temas importantes como o cuidado com o meio ambiente, e quando o professor ensina de maneira interdisciplinar, promove uma integração de saberes. Contextualizar os conteúdos traz importância ao cotidiano do aluno e mostra que aquilo que aprendem em sala de aula, tem aplicação prática nas suas vidas”, comenta a Secretária de Educação Neide Setim.