45ª edição da Festa do Morango será nos dias 7 e 8 de Novembro
09-10-2015 17:51

A 45ª edição da Festa do Morango da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Rio Pequeno, será realizada nos dias 7 e 8 de novembro. O tradicional evento mobilizou cerca de 20 mil pessoas no ano passado e a expectativa dos realizadores é que o número de participantes aumente em 2015.

A Festa do Morango teve origem quando moradores da comunidade do Rio Pequeno resolveram se juntar para conseguir reformar a Capela Nossa Senhora de Fátima que, na época, além de pequena, era de madeira e estava com sua estrutura abalada. Com o sucesso do evento, a comunidade passou a realizar, anualmente, a tradicional festa, que tem como carro-chefe o morango com nata.

Além de gastronomia, que inclui sobremesas a base de morango, os visitantes contarão com uma grande programação que inclui tradicional almoço, baile, escolha da rainha, shows musicais e culturais, shows de prêmios e também leilão de animais, que é dirigido pelo pároco da paróquia.

SJP É O 2º MAIOR PRODUTOR DE MORANGOS DO PR
São José dos Pinhais é o segundo maior produtor de morangos do Paraná, as informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O Município responde por 12% de toda a produção do Estado, o que significa uma produção anual de 2,6 toneladas. Parte é comercializada no Ceasa e outra parte é comercializada diretamente na Cidade entre produtores e consumidores em larga escala, como restaurantes e panificadoras.

Essa produção deve-se também pelo incentivo da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que incentiva a agricultura familiar no município através do subsídio de 60% do valor das mudas de morango importadas que tem como característica produtividades praticamente o ano todo.

Neste ano, mais de 550 mil mudas de morango já foram entregues a produtores agrícolas do Município. As mudas eram de dois tipos, sendo 400 mil mudas da variedade Albion e 150 mil da San Andreas, as quais beneficiaram 302 produtores da Cidade.

Daniela Fávaro Setim, secretária de Agricultura e Abastecimento, salientou a importância da Agricultura Familiar e essa parceria entre Prefeitura e produtores, uma vez que 60% do valor das mudas é subsidiado pela administração pública. “Estamos em segundo lugar na produção de morango do Estado e essa cultura é um reforço na renda dos agricultores, os resultados são positivos, tanto que este ano tivemos um aumento no número de produtores interessados”, comentou a secretária.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.