Abertas as inscrições para o processo de Escolha Unificada de Conselheiros Tutelares
02-06-2015 09:46

A partir desta segunda-feira (1), até o dia 19 de junho, estão abertas as inscrições para os candidatos interessados em participar das eleições de Conselheiros Tutelares de São Jose dos Pinhais, gestão 2016/2019. O processo será conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para realizar a inscrição os candidatos devem se enquadrar em alguns pré-requisitos básicos, como ter idade superior a 21 anos, estar no gozo dos seus direitos políticos, residir no Município há mais de dois anos (na região em que pretende ser eleito conselheiro tutelar), ter concluído ensino médio ou superior, não possuir antecedentes criminais, ter aproveitamento mínimo de 50% em teste de conhecimento que será aplicado pelo Conselho, ter idoneidade moral reconhecida por autoridade pública, participação comprovada em cursos de capacitação, conferências, seminários ou fóruns na área de Defesa e Direitos da Criança e Adolescente, possuir saúde física e mental comprovada através de atestado médico e não ter sido demitido do serviço público ou penalizado com a destituição da função de Conselheiro Tutelar.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Alterada pela Lei Federal nº 12.696/2012 a eleição para os Conselheiros em 2015 será diferente, com data única de votação em todo território nacional e ampliação do mandato dos eleitos de três para quatro anos.

Em São José dos Pinhais o pleito vai eleger dez conselheiros tutelares (cinco para cada regional, Centro e Afonso Pena) ficando como suplentes os demais classificados pela ordem de votação. Podem votar eleitores do Município que possuam título eleitoral válido, acompanhado de documento de identidade com foto.

Serviço
O registro das candidaturas a Conselheiros Tutelares será realizado até o dia 19 de junho de 2015, na sede da Secretaria Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que fica junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Norberto de Brito 1489 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.