Abertura de Exposição sobre a Imigração Polonesa marca 325 anos da Cidade
20-03-2015 17:06

A História da Imigração Polonesa é o tema da exposição aberta na noite desta quinta-feira (19) na Casa da Cultura Polonesa Karol Dworaczek e que marca a comemoração pelos 325 anos de São José dos Pinhais, 12 anos do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, 10 anos de geminação com a cidade de Poznan-Polônia e também os 95 anos do Consulado da Polônia em Curitiba.

Em cerimônia bilíngue (português e polonês), o evento contou com a presença da comitiva de poloneses da cidade de Poznan: Tomasz Lubinski, Poznań Distrito Vice-Governador (Wicestarosta); Zygmunt Jeżewski, membro do Conselho de Poznań District; Magdalena Buczkowska, secretária Distrital Poznań (esta é a função semelhante ao Diretor-Geral do Gabinete Distrital de Poznań); Tomasz Morawski, gerente da equipe de Cooperação Internacional e de Promoção de Negócios (no Gabinete do Governador); do cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski; dos vereadores Tico Setnarski, Nina Singer e Luiz Paulo; além de famílias da Colônia Murici, formadas por descendentes de poloneses.

O secretário de Cultura de São José dos Pinhais, Amarildo Rosa, destacou o trabalho de sua equipe. “Foi um intenso trabalho de pesquisa e montagem da exposição para chegar a esse resultado. A preservação e divulgação da cultura polonesa do Município é um dos trabalho que vem sendo desenvolvidos nesta gestão, que além de inaugurar esta bela exposição, tem realizado no mês de setembro o festival Polono-Brasileiro”, explicou Amarildo.

Para o vereador Tico Setnarski, que falou em nome do Poder Legislativo, a exposição resgata muitas tradições que poderiam se perder. “Eu sou descendente de polonês aqui da região, mas não conheço toda história. Essa Exposição é a garantia que essa cultura irá ser preservada para os nossos filhos e netos conhecerem como foi o passado”, relatou.

Em nome da comitiva que foi convidada especialmente para a solenidade, o vice-governador de Poznan, Tomasz Lubinski, enalteceu a importância da troca de experiências entre as cidades de Poznan e São José dos Pinhais e destacou o trabalho da Prefeitura na preservação da cultura polonesa. “Uma nação não existe sem a cultura e tradição do seu povo, e vemos que aqui em São José dos Pinhais o trabalho em preservar a nossa história”.

O prefeito Luiz Carlos Setim abriu oficialmente a Exposição agradecendo às famílias presentes. “Esse trabalho é um agradecimento a todas os imigrantes que se estabeleceram na Colônia Murici e também a todos os descendentes de poloneses que formam parte do povo são-joseense”, disse o prefeito lembrando que no domingo (22), durante a Festa da Colheita, assinará a Ordem de Serviço para a construção do Portal do Caminho das Colônias. “Esse portal é o reconhecimento da Colônia Murici e das demais colônias desta região como circuito turístico do município”.

Todos os domingos
A Exposição na Casa da Cultura Polonesa tem entrada gratuita. Ela é formada por paineis que contam a história, além de cômodos decorados com móveis e peças usadas na agricultura e de decoração. Localizada na Rua João Lipinski, 1001 – Colônia Murici, a Casa abre de segunda a sexta-feira e agora também aos domingos.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.