Ação de conscientização marca Dia D do Maio Amarelo
13-05-2015 20:52

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, e da Comissão Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, realizou na Rua XV de Novembro, o Dia D do Movimento Maio Amarelo. Durante todo o dia, o público que passava pelo local esteve diante de cenas chocantes do cotidiano, além de diversas atividades educativas em prol de um trânsito mais consciente.

Três tendas interativas foram montadas para desenvolver a ação com o objetivo de transmitir a mensagem: “No Trânsito Pare, Pense e Mude”. No local, as pessoas foram informadas de como funciona o Maio Amarelo e participaram de atividades relacionadas aos acidentes e os problemas causados por eles, como a tetraplegia, perdão de visão e diversas outros. Além disto, foi realizado um trabalho emocional em relação a todos os problemas causados aos acidentados, e por fim, a conscientização em busca de um trânsito melhor.

O secretário de Transportes e Trânsito, Claudio Alves, vê esta atividade como um grande meio de sensibilizar a população sobre o que vem acontecendo no trânsito. “É uma ação muito boa, vide que sensibiliza todas as pessoas que passam no local. Através das cenas chocantes que mostramos aqui, o público passa a ter uma conscientização maior sobre os acidentes por se imaginar naquela delicada situação”, declarou.

Através de carros batidos, atores caracterizados com lesões que podem ocorrer em caso de acidentes de trânsito, mensagens de reflexão, o Dia D do Maio Amarelo movimentou a Rua XV. Além disto, fitinhas amarelas estão sendo distribuídas durante todo o mês de maio em alusão ao movimento.

Mãe e moradora de São José dos Pinhais há anos, Inesita Silva, queria que seu filho acompanhasse a ação para conscientizá-lo. “Os jovens se consideram auto-suficientes e acham que com eles nunca vai acontecer, pois dirigem bem e tomam cuidado, então só acontece estas coisas com os outros. Além disso, alguns não entendem que bebida e direção não combinam. Devido a minha preocupação de mãe, quero que meu filho se conscientize também, por isto sempre participo dessas ações que visam a melhoria do trânsito”, declarou. Para finalizar, a profissional avaliou a ação como espetacular, pois através de cenas chocantes mostra a realidade diária do trânsito.

Em São José dos Pinhais, são computados anualmente, um número aproximado de 1,7 mil acidentes, uma média de quatro por dia. A Avenida Rui Barbosa, uma das principais do Município, com extensão de 14 km, é a líder em acidentes, sejam eles fatais ou não. As ruas Visconde do Rio Branco e Izabel A. Redentora também contam com um grande número de ocorrências de trânsito, por estarem localizadas em uma área central da Cidade. As principais causas dos acidentes no Município são a embriaguez ao volante, desrespeito as leis de trânsito e a falta de atenção, principalmente pelo uso do telefone celular.

No Brasil, mais de 160 pessoas morrem em acidentes de trânsito diariamente. Deste número, as vítimas fatais, em sua maioria, são jovens do sexo masculino, com idade entre 25 a 39 anos. Além destes, idosos, mulheres, crianças, adolescentes e bebês fazem parte das estatísticas.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais