Adolescente conquista 1º lugar em Campeonato Regional
12-09-2018 15:10

Felipe Santos Chierato de 14 anos competiu com praticantes da modalidade Kata de São José dos Pinhais, Curitiba e Tijucas do Sul, conquistando o melhor resultado da competição.



 



Único representante do Centro da Juventude (CJ) inscrito no Campeonato Regional de Karatê do município, Felipe Santos Chierato,  praticante de 14 anos da oficina de arte marcial, conquistou no dia 25/08 o primeiro lugar durante campeonato promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Associação de Karatê-Dô Tradicional – Ichiban.



A competição reuniu no Ginásio de Esportes do bairro São Marcos, em São José dos Pinhais, mais de 230 participantes inscritos que competiram em diferentes categorias e modalidades. No Kata, sequência de movimentos de ataque e defesa, Felipe, obteve, entre os participantes, o melhor resultado conquistando no evento a primeira colocação.



“Quando cheguei e vi o ginásio lotado não acreditei que fosse possível ficar entre os primeiros colocados. Então, olhei as medalhas em cima da mesa e pensei: a primeira vai ser minha”, relembra o adolescente do CJ que na ocasião do campeonato esteve acompanhado somente pelo pai. “Passei para a segunda fase da competição e venci seguindo para a terceira etapa da disputa. Obtive o melhor resultado novamente quando uma árbitra se aproximou e disse: Parabéns, você acaba de conquistar o primeiro lugar da competição, continue sempre assim. Meu pai ficou muito orgulhoso e quase chorou”.



Professor da oficina de karatê desde 2016, Marcelo Piza, falou sobre a importância do esporte para a formação dos adolescentes afirmando que o “1º lugar conquistado pelo Felipe no campeonato vai incentivar outros adolescentes e jovens a buscarem no esporte à superação, o destaque e reconhecimento social; é importante mostrar que vale a pena tentar; estamos muito felizes com a conquista do Felipe”, reconheceu o professor Marcelo.



O Centro da Juventude é um espaço municipal vinculado a Secretaria de Assistência Social que oferece desde 2012 diversas oficinas e atividades com objetivo de integrar adolescentes e jovens de São José dos Pinhais, entre 12 e 24 anos, que são acompanhados pela equipe multidisciplinar formada por Assistente social, Pedagogo e Educadores Sociais que auxiliam na formação da cidadania.



“A oficina de karatê foi a primeira atividade que o CJ recebeu no início da implementação do serviço em 2013 e de lá para cá ela acontece duas vezes na semana; às segundas e quartas-feiras”, fala Jhonathan Faria coordenador do centro. Ele explica que “para participar é necessário realizar uma ficha de inscrição e a partir disto é feita a organização das turmas conforme a demanda. A oficina de karatê já acontece há cinco anos aqui no CJ e é aberta a todos os adolescentes e jovens do município”.



Segundo Jhonathan, a Prefeitura também mantém no local um ônibus que transporta participantes de todas atividades e que a rota inclui os três Colégios Estaduais da região passando pelos bairros Santana, Libanópolis e também na Borda do Campo. “Aqui, os adolescentes que frequentam o espaço recebem da Prefeitura além das atividades, o transporte e o lanche com cardápio variado e a maioria vêm no contraturno escolar”, comenta o coordenador.



Todos os dias o Centro da Juventude atende cerca de 200 adolescentes que participam de várias oficinas além do karatê como: Educomunicação, K-POP informática, teatro, vôlei, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, dança, violão, teclado e a orientação profissional; no verão o CJ oferece aulas de natação e hidroginástica de forma gratuita a comunidade.



O horário de funcionamento do Centro da Juventude é das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3382-7361 e também na sede da unidade localizada na Rua Leôncio Correia nº 311, Borda do Campo – São José dos Pinhais.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais