Aeroporto Afonso Pena e SAMU-SJP realizam simulado de acidente com múltiplas vítimas
22-04-2015 19:32

Na tarde da última sexta-feira (17) uma grande força tarefa envolvendo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São José dos Pinhais (SAMU-SJP), Aeronáutica, Exército, Corpo de Bombeiros, Siate, escolas de treinamento de resgate e participantes do Curso de Voluntários de Emergência (CVE) possibilitou a concretização do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea), acidente aéreo com múltiplas vítimas, que se realizou em área específica do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O objetivo do treinamento foi a capacitação dos diversos profissionais que atuam no resgate de vítimas, bem como o cumprimento, por parte do Aeroporto, da resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O treinamento, desde 2008, conta com o apoio do SAMU de São José dos Pinhais na formação de voluntários.

“Em cumprimento da resolução 234, da Anac, realizamos esse curso aqui no aeroporto com vários órgãos inerentes ao socorre de vítimas. O treinamento acontece simulando uma situação grave de acidente aéreo e de como cada órgão envolvido atuaria”, disse o superintendente da Infraero em São José dos Pinhais, Antonio Pallu.

Para o responsável do 6º Grupamento de Bombeiros no simulado de acidente aéreo, aspirante Bruno Zirpoli, a operação de forma integrada das equipes de salvamento é fundamental para o êxito da operação “O simulado visa a integração das equipes envolvidas e a mensuração do tempo resposta que a gente tem, tanto no acionamento do acidente à nossa equipe de Corpo de Bombeiros do pátio aeroportuário, quanto no nosso posto de Corpo de Bombeiros no bairro Afonso Pena. A integração é de suma importância para o sucesso da operação”, contextualiza.



Preparação dos socorristas
Horas antes da realização do simulado, equipes do Corpo de Bombeiros, Siate e do SAMU, de diversas cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizaram um briefing, com o intuito de aplicar um plano conjunto e integrado de socorre a vítimas. “Um dos objetivos do simulado de acidente aéreo é a realização de um briefing com as equipes de socorro, como o Siate, os representantes do SAMU de várias cidades da Grande Curitiba e também de empresas privadas, tudo objetivando uma ação rápida e profissional de socorro a acidente com múltiplas vítimas”, afirma o enfermeiro Nilton Pickler, coordenador do Pólo de Educação do SAMU de São José dos Pinhais.

Para a realização do Esea, cerca de 100 pessoas participaram do Curso de Voluntários de Emergência (CVE), promovido pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que ministra o curso com instrutores do SAMU de São José dos Pinhais. “Estou fazendo o curso de comissária de bordo. O exercício simulado superou todas as minhas expectativas e vai me ajudar bastante a saber como agir caso venha a acontecer um incidente aéreo”, disse Kauane Misma, uma das participantes.

De acordo com a diretora geral de Saúde de São José dos Pinhais, Alessandra Aguilera, o CVE formou socorristas para atender vítimas em emergências e urgência, por meio de técnicas e ações específicas para salvar o maior número de vítimas. “Esses voluntários são convidados e fazem parte, na sua maioria, das atividades aeroportuárias. Durante uma semana eles recebem o treinamento para o socorro de vítimas. Nós da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do nosso SAMU, há oito anos capacitamos o grupo de voluntários no aeroporto, sempre objetivando salvaguardar vidas com técnica, profissionalismo e responsabilidade”, enfatiza.

Além do SAMU de São José dos Pinhais, representantes dos municípios de Araucária, Campo Largo, Curitiba, Lapa, Tijucas do Sul e Rio Negro integraram a ação. “Foi de grande importância o convite à nossa equipe na participação desse simulado. Independente de uma catástrofe com esse porte, quando treinamos juntos reforça a importância de cada um num procedimento como esse, principalmente como melhor agir para poder salvar o maior número de vítimas”, fala Carina Oliveira, técnica de enfermagem do SAMU de Araucária.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais