Alunos de São José dos Pinhais conquistam 3º lugar na etapa nacional do MPT na Escola
14-12-2017 19:35

Na última segunda-feira (11), os alunos Geovana Rulka da Silva, Geovanna Gabryella Alves Jorge Moraes, Murillo Teixeira Alves e Matheus Porkote Miranda da Escola Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos, acompanhados pela professora Suellym Opolz e pela diretora Rita Gaspar Teixeira, embarcaram para Brasília, onde participaram da cerimônia de premiação da etapa nacional, na qual a escola ficou em 3º na categoria curta-metragem da proposta de práticas pedagógicas sobre o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Proposta esta desenvolvida, em 2017, pela Secretaria Municipal de Educação em parceira com o Ministério Público do Trabalho.

Destacou-se ainda, na categoria nacional, a Escola Municipal Escola Municipal Professora Angelina Luciano de Macedo com a premiação em 6º lugar na categoria conto.

Neste contexto de proposta de práticas pedagógicas sobre o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, as escolas municipais desenvolveram diversas atividades pedagógicas, com o objetivo de promover reflexão com alunos e famílias sobre os direitos da infância e juventude. Algumas destas práticas, classificadas em categorias como desenho, música, conto, poesia, esquete teatral e curta-metragem, foram inscritas no Prêmio MPT na Escola 2017, com a coordenação de Aline Marques, da Secretaria Municipal de Educação.



MPT na Escola

Em agosto de 2017, foi realizada a premiação na etapa municipal selecionando, entre as práticas inscritas em cada categoria, aquelas que representariam o município na etapa estadual.

Na premiação da etapa estadual, o Município de São José dos Pinhais obteve destaque em 3° lugar em desenho para a Escola Municipal Professora Angelina Luciano de Macedo, 3º lugar em Esquete Teatral para a Escola Rural Municipal Carlos Gomes e em 1° lugar nas categorias conto e curta-metragem para as Escolas Municipais Professora Angelina Luciano de Macedo e Escola Bilíngue para Surdos Ilza de Souza Santos, respectivamente, sendo estes dois últimos classificados para concorrer na etapa nacional, representando todo o Estado do Paraná.

A realização deste curta-metragem configurou-se numa prática educativa significativa, representativa de todo empenho e esforço dos projetos escolares realizados em nosso município, para erradicação do Trabalho Infantil e preservação dos Direitos da Infância.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais