Animais de estimação recebem chip após castração gratuita em SJP
20-02-2013 11:22

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais realizou nessa terça-feira (19) a primeira castração gratuita de cães e gatos de 2013 a partir do programa municipal de controle canino.

Diferente do habitual, os animais foram castrados no UMEES (Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde) um ônibus especial com sala cirúrgica cedido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Geralmente a castração é efetuada em clínicas veterinárias parceiras da Prefeitura.

A cirurgia tem duração média de 20 minutos, e após a castração é implantado no animal um microchip indolor, do tamanho de um arroz, onde contém dados do animal como o número de identificação, idade, sexo e raça, e dados do proprietário como endereço e telefone. Assim fica mais fácil localizar o dono caso o animal fuja, contribuindo no controle da população de animais de estimação do município.

Após a operação, o animal é lavado para uma sala de recuperação, colocado num colchão térmico, e é monitorado pelos médicos veterinários que verificam a temperatura, auscultação cardíaca e pulmonar, reflexo ocular e o tempo de preenchimento capilar (TPC) que é basicamente voltar a cor da mucosa. O animal é liberado do pós operatório apenas quando estiver consciente. Caso o animal apresente alguma reação à cirurgia, o proprietário deve entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente imediatamente.

“O programa é muito bom. Além de controlar o número de animais abandonados nas ruas, ajuda a prevenir doenças nos bichinhos de estimação”, afirmou Maria de Lourdes Toni Silva que ficou contente ao ver sua cachorrinha, Nina, acordada e tranquila.

As avaliações e as cirurgias continuam sendo realizadas semanalmente no Parque São José. Quem quiser castrar seu animal de estimação deve ligar ou comparecer a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, portando os documentos CPF e RG, endereço e os dados do animal que será submetido à cirurgia.

Depois de preencher o cadastro, o proprietário participará da palestra de conscientização sobre os devidos cuidados que deve se ter pós a cirurgia.

Após a análise do cadastro do proprietário e dos objetivos da castração, é que o animal é avaliado pelos Médicos Veterinários. Se o animal estiver com saúde, sem doenças e não esteja em gestação, ele poderá ser castrado.

Mais informações pelo telefone 3398-2694


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais