APAE/SJP recebe doação de equipamento desenvolvido pela NASA
24-11-2015 19:04

Na última semana a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São José dos Pinhais recebeu a doação de dois equipamentos, necessários para a implantação do método “PediaSuit”, para o tratamento de pessoas com sequelas neurosensoriomotoras ou em condições neurológicas não progressivas, portadores de síndrome de down ou crianças com atraso no desenvolvimento. A doação foi realizada com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A terapia PediaSuit, feita no equipamento, é realizada em uma estrutura metálica onde uma roupa especial fica fixada através de elásticos, cumprindo a função de um esqueleto e possibilitando uma série de intervenções específicas realizadas por profissionais de fisioterapia ou terapeutas ocupacionais. Desde quando passou a ser utilizando por crianças especiais o método tem garantindo excelentes resultados de desenvolvimento.

Vinda da Agência Espacial Americana – NASA, a técnica surgiu para tratar a atrofia muscular presente em astronautas ao retornarem do espaço, promovendo o avanço no quadro motor do paciente em curto espaço de tempo. Para as crianças especiais, a tecnologia pode representar uma possibilidade de reabilitação, independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

“Estamos muito felizes pela aquisição deste equipamento, que pode fazer com que as nossas crianças, que tem dificuldade neurológica, possam até andar. Tudo aquilo que buscamos para minimizar o sofrimento e a angustia das pessoas, transforma-se em valores que são difíceis de serem mensurados. Pois isso eu só posso agradecer. E agradeço a Secretaria de Assistência Social, por olhar para a nossa APAE e nos apoiar em tudo aquilo que precisamos” disse o presidente da APAE de São José dos Pinhais, Hélio Nascimento.

Durante a entrega dos equipamentos o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, explicou como funciona este convênio. “Os recursos originários para a compra destes dois equipamentos completos, no valor de R$ 164.025,78, vem de doações de pessoas físicas e jurídicas. Por isso nós lembramos que o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) está apto a receber doações durante o ano todo e não só em algumas ocasiões específicas, como na época da declaração do imposto de renda por exemplo” disse.

Ele também destacou a transparência na tomada de decisões para a utilização do Fundo. “Estas doações que recebemos vão para uma conta específica do Fundo e este dinheiro só pode ser utilizado para a execução de projetos apresentados por instituições devidamente credenciadas junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e em dia com as suas obrigações legais. Quando uma instituição apresenta um projeto, primeiro ele é avaliado e votado pelos integrantes do Conselho, para só então chegar à fase de liberação de recurso, fazendo isso, além de estarmos cumprindo o que determina a legislação, nós estamos garantindo que o dinheiro doado pelo cidadão são-joseense está sendo bem investindo, em prol das nossas crianças e dos nossos adolescentes” afirmou Imar.

Quem doa para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente está ajudando, diretamente, crianças e adolescentes de São José dos Pinhais. Para doar você pode escolher a doação direta ao Fundo, fazendo o depósito em Conta (sem um valor mínimo exigido) em qualquer época do ano, ou optar pela aplicação de uma parte do imposto de renda devido, o que garante que o seu dinheiro será utilizado em projetos e programas de atendimento à criança e ao adolescente no Município.

Empresas podem destinar 1% e pessoas físicas 6% do valor do Imposto de Renda devido. As destinações destes percentuais são de valores que podem ser deduzidos do IR que será pago no exercício seguinte. Também participaram da entrega dos equipamentos a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Irmã Lidiane e o vereador Luiz Paulo.

Serviço
Para doar ao FMDCA você pode fazer um depósito direto ao Fundo, sem valor mínimo ou data específica, através da conta:
Banco do Brasil – 001
Agência: 0982-2
Conta: 72306-1
CNPJ: 17.838.203/0001-54 – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ou a doação também pode ser feita via boleto bancário, que pode ser impresso pelo link (BOLETO FMDCA). Para mais informações acesse a página do FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ou entre em contato através do telefone (41) 3381-5978.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais