Após Campus Party, Prefeitura estuda construção de incubadora tecnológica em SJP
03-02-2010 19:26

Uma comitiva representando a cidade de São José dos Pinhais visitou, na última semana, a Campus Party 2010 (www.campus-party.com.br), evento que movimentou a massa tecnológica e industrial do país. O encontro aconteceu no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, sendo destinado à apresentação dos últimos lançamentos da área de informática e tecnologia, além da realização de fóruns de discussão.

“Estivemos presentes na Campus Party para traçar decisões estratégicas para São José dos Pinhais, principalmente na área de tecnologia da informação”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Christian Bundt, que estava bastante satisfeito com os contatos realizados pela comitiva são-joseense na viagem.

“Pudemos visitar inúmeros estandes e estreitar relacionamentos com diversas indústrias, o que, no futuro, poderá trazer novos negócios para o município. Temos interesse em criar uma incubadora de empresas de tecnologia ainda este ano. Por isso, viajamos para analisar o que há de novidade na área, aprendendo com as experiências de outras empresas e, sobretudo, analisando cases de outras incubadoras, como a da cidade de São Paulo”, comenta.

De acordo com Bundt, o evento discutiu, dentre outros temas, a realização de um painel sobre o "marco civil" da internet. “É um projeto que começou a ser elaborado pelo Governo Federal, visando regulamentar o acesso e uso da rede no Brasil”. De acordo com o secretário, São José dos Pinhais já pensa em alargar a distribuição desse tipo de serviço, principalmente na zona rural. A Prefeitura iniciou um projeto de implementação do uso de internet no bairro Roça Velha, comunidade próxima à Serra do Mar. Além disso, no centro da cidade, a população conta com duas lan houses comunitárias, de acesso gratuito à rede.

Além do secretário, estiveram presentes na comitiva o diretor da Sictur, Jorge Sarkis e o assessor técnico de departamento, Diego Foggiatto. A Campus Party nasceu na Espanha, em Valência, há 13 anos, e há três anos é realizada no Brasil, sendo considerada o maior evento do mundo na área de tecnologia.


Foto: Sictur/PMSJP

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais