Assistência Social entrega mais de 300 certificados dos cursos de Inclusão Digital
20-07-2015 17:45

Com a tendência cada vez maior das empresas disponibilizarem seus produtos e serviços através da internet, garantir o acesso às tecnologias de informação e comunicação, por meio da Inclusão Digital, tem sido uma das missões da Prefeitura de São José dos Pinhais. Através de cursos de capacitação, destinados as pessoas de baixa renda, atividades como realizar pesquisas, mandar emails e buscar notícias através do computador, têm tornado-se mais fáceis.

Na noite da última quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a solenidade de entrega de 345 certificados do curso de Inclusão Digital, realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Affonso Celso, Alcídio Zaniolo, Cyro Pellizari I e II, Helena Meister, José Zen, Juventude, Miguel Haluch, Parque da Fonte, Centro da Juventude e Casa Verde.

Os cursos, de níveis básico e intermediário, formaram pessoas de todas as idades, e com a plenária lotada de formandos e familiares, os participantes assistiram a homenagens feitas pelos instrutores do curso e pelos alunos, em o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.

Um dos formandos, o catador de recicláveis, Irineu Guimarães, ficou sabendo das aulas de Inclusão Digital através de outras atividades que também participa no CRAS. Ele, que já havia realizado a capacitação básica na área, recebeu desta vez o certificado de conclusão do Curso de Informática com ensinamentos intermediários. “Eu achei muito importante fazer este curso porque eu sempre ouvia as pessoas falarem sobre o computador, mas nunca tinha chegado nem perto dele. Eu não sabia nem ligar a máquina e hoje posso dizer que já tenho um conhecimento pelo menos básico dessa área, e com a idade que eu estou isso é uma coisa muito importante”.

A formação é oferecida gratuitamente, em cursos com 40 horas de aulas, e dela podem participar pessoas na faixa etária entre 16 anos até a terceira idade. Realizada de maneira constante, de 2013 até agora já passaram por esta oficina da Secretaria de Assistência Social, e receberam certificado de conclusão do Curso de Inclusão Digital, mais de 1.400 pessoas.

Falando aos presentes na cerimônia, o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, reforçou o compromisso da gestão em oferecer o suporte necessário para a democratização do conhecimento da informática. “A formação básica da nossa Inclusão Digital é uma qualificação que vem colaborar com aqueles que ainda não possuem habilidade para realizar tarefas junto a estas tecnologias que estão avançando cada vez mais rápido. Hoje em dia nós sabemos que o mercado de trabalho está mais exigente e o mundo digital já está ao alcance de todos, por isso nós buscamos, através destas capacitações, atuar como uma ponte entre o conhecimento que as pessoas precisam e o mundo novo que se apresenta frente a elas” disse.

Parabenizando os alunos, o prefeito Luiz Carlos Setim, afirmou que “todo conhecimento que a pessoa adquire torna-se propriedade dela para sempre por isso é muito gratificante quando a administração pública tem a oportunidade de oferecer estes cursos de qualificação para a nossa comunidade” e logo em seguida deu início à entrega dos certificados.

Também estavam presentes na cerimônia os vereadores, Alberto Setenarski, Luiz Paulo, Luiz Monteiro e a vereadora Mari Temperasso.

Serviço

As Matrículas para as turmas do segundo semestre devem ser realizadas nos CRAS a partir do dia 27 de julho. Interessados em participar dos cursos gratuitos de Inclusão Digital devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência para realizar a matrícula. Mais informações pelo fone (41) 3382-4035.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais