Assistência Social inicia V Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
16-06-2015 13:20

Nem mesmo o mal tempo impediu que mais de 300 pessoas participassem, nesta segunda-feira (15), da abertura oficial da V Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Promovida pela Secretaria de Assistência Social, a Semana de Conscientização em São José dos Pinhais vai até o dia 19 deste mês e é realizada sempre na mesma época, em alusão ao dia 15 de junho, instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade para as agressões que são realizadas contra os idosos, a semana terá uma programação especial nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) com atividades sendo realizadas diretamente com a população. Na sexta-feira (19), encerrando as ações da Semana, acontecerá no Ginásio Max Rosenmann o Festival de Dança dos Idosos.

“Minimizarmos as situações de violência contra as pessoas idosas é mais do que uma luta do presente, é uma maneira de pensar no próprio futuro. Todos aqueles que desejam chegar bem na melhor idade, devem começar a cuidar agora destas pessoas que estão passando por aqui, pois assim nós estaremos preparando um futuro mais sadio, sem violência e com qualidade de vida” disse o Prefeito Luiz Carlos Setim, abrindo oficialmente a V Semana Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A programação do dia de abertura, que aconteceu na Câmara Municipal, contou com palestras e apresentações de canto e de dança, de idosos que participam dos Grupos de Convivência cadastrados na Assistência Social. O tema da Campanha de Conscientização deste ano é “Envelhecer com dignidade é direito”.

Também falando na abertura do evento, o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, contou como a Secretaria realiza uma parte do seu trabalho, que tem como público alvo os idosos. “Na Assistência Social nós temos obtido resultados bem positivos, através de atividades muito eficazes que têm sido oferecidas aos nossos grupos da terceira idade. E estas atividades não se prendem somente a conscientização, ou a prevenção contra as situações de violência com aqueles que ainda não tiveram os seus direitos violados, mas também se estendem ao retorno do contato com a comunidade, pois muitas vezes estes idosos, após certa idade, acabam se tornando reclusos, e privar estas pessoas do convívio social pode ser uma das piores formas de violência” disse.

Uma das palestras apresentadas foi ministrada pelo promotor da Vara do Idoso de São José dos Pinhais, Dr. Willian Lira de Souza. Em sua apresentação ele destacou os diversos tipos de violência que podem ocorrer contra as pessoas idosas. “Nós temos desde uma violência psicológica, que é a falta de respeito dos mais jovens, passando pela violência física, praticada muitas vezes por familiares usuários de entorpecentes, até a violência financeira, que acontece através da apropriação do benefício da aposentadoria ou pensão do idoso, por outras pessoas” explicou.

A outra palestra foi apresentada pelo médico geriatra, Dr. Claudio Silveira Filho, abordando o tema do “Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa” e demonstrando com dados a situação do Idoso hoje no país e em nosso município.

Conforme o Estatuto do Idoso é dever de todos prevenir a ameaça ou violação dos direitos do idoso. Para realizar denúncias sobre este tipo de situação existe o canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, disque 100. A ligação para ele é gratuita e garante o anonimato de quem faz a denúncia.

Também estavam presentes na abertura o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, o vereador Luiz Paulo, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Jovana Lobbo Pallú e os adolescentes que participam do programa Guarda Mirim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais