Assistência Social realiza cadastro para emissão da Carteira do Idoso
07-04-2015 20:37

Pessoas idosas, com 60 anos ou mais, que possuem renda individual de até dois salários mínimos e não tenham como comprová-la, podem solicitar na sede da Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais, ou em um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Município, a Carteira do Idoso – documento que permite viagens interestaduais de graça ou com desconto.

Instituída pelo Estatuto do Idoso, através da lei nº 10741/2003, a Carteira do Idoso não isenta a tarifa de embarque e de pedágio, mas garante duas vagas gratuitas, ou desconto de no mínimo 50% no valor das passagens de cada veículo, ferroviário ou embarcação, de transporte interestadual (entre dois ou mais estados) de passageiros.

Para obter sua Carteira o idoso precisa comparecer levando os documentos necessários em um dos CRAS e realizar a inscrição no Cadastro Único, banco do dados do Governo Federal. Após este cadastro ele receberá o Número de Identificação Social (NIS) e com este poderá solicitar a carteira através do sistema Carteiro do Idoso. Se o idoso já tiver os seus dados no Cadastro Único, ele pode verificar o seu NIS e solicitar sua carteirinha na Secretaria de Assistência Social.

“A Carteira do Idoso é gratuita, pode ser utilizada em todo território nacional, tem validade de dois anos e é de uso pessoal e intransferível” explica Josélia Bianchetti, chefe da Divisão de Ações Comunitárias, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com a Carteira em mãos o idoso que deseja viajar pode procurar qualquer ponto de venda de bilhetes, da transportadora escolhida e solicitar o “Bilhete de Viajem do Idoso”, com antecedência de pelo menos três horas em relação ao horário de partida da linha. A Carteira não serve para viagens estaduais, ou seja, dentro do Estado.

Serviço
Para ter acesso a Carteira do Idoso, o munícipe deve ter pelo menos 60 anos, possuir rendimentos individuais de até dois salários mínimos e não ter como comprovar renda. Também é preciso realizar o Cadastro Único nas Unidades CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), portando os seguintes documentos:

RG ou Certidão de Nascimento;
CPF;
Titulo de eleitor;
Carteira de Trabalho;
Declaração de renda;
Comprovante de endereço

Informações: (41) 3381-5979

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais