Atendimento social no Campestre da Faxina não será encerrado
11-11-2015 11:59

Em virtude das informações que estão sendo divulgadas nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, a Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais esclarece a comunidade do Campestre da Faxina que o atendimento socioassistencial prestado na localidade não será encerrado. Como já acontece rotineiramente, ele continuará sendo realizado as segundas-feiras na edificação que fica ao lado da Igreja.

O prédio que hoje abriga o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Campestre da Faxina, durante os outros dias da semana serve apenas como base operacional para o deslocamento da equipe que atende outras regiões da área rural do Município. Com a inauguração da nova unidade CRAS Cyro Pellizzari II, no Jardim Fabíola, a equipe que antes era reunida no Campestre da Faxina, passará a ter como base o Cyro Pellizzari II. Esta troca de base acontecerá para melhorar o serviço, uma vez que essa nova Unidade é mais moderna e com melhor acesso à outras localidades rurais.

Como na região do Campestre da Faxina, o atendimento em outras áreas da zona rural continuará acontecendo da mesma maneira. Uma vez por mês pela manhã, também na segunda-feira, ele é realizado no Córrego Fundo, nas dependências da Unidade de Saúde. Nas terças-feiras durante as manhãs, duas vezes por mês é feito no Campo Largo da Roseira, na Sala da Catequese, e uma vez por mês na Roça Velha, na Escola Carlos Gomes. Ainda nas terças-feiras, durante a tarde, o atendimento acontece uma vez por mês na comunidade do Marcelino, dentro da Unidade de Saúde, e um dia inteiro na localidade do Castelhano, na Unidade de Saúde.

Duas vezes por mês a equipe volante da Assistência Social atende pela manhã a comunidade da Cotia, nas dependências da Unidade de Saúde e a comunidade da Malhada, na Sala da Catequese. Todas as quintas-feiras o atendimento é concentrado no bairro da Contenda, na sede da Emater. Nas sextas-feiras a equipe fica concentrada na base operacional, realizando estudos dos casos acompanhados durante a semana e fazendo o planejamento das visitas e trabalhos que serão desenvolvidos nos próximos dias.

Ampliação e melhora no atendimento
A Prefeitura de São José dos Pinhais abriu neste mês o Edital de Licitação 406/2015, que tem como objetivo adquirir um veículo furgão adaptado, do tipo escritório volante, para a implantação do CRAS Móvel. Este veículo será utilizado para potencializar o atendimento feito pela Assistência Social às comunidades rurais do Município e sua destinação será exclusiva para a população destas áreas. Como a abertura das propostas acontece no dia 16 deste mês, O CRAS Móvel deve começar a funcionar no primeiro semestre de 2016.

Junto com início do funcionamento desta Unidade Móvel a Secretaria Municipal de Assistência Social estuda ampliar o atendimento realizado na área rural, levando a unidade a locais que ainda não possuem atendimento, como; Colônia Murici, Colônia Mergulhão, Gamelas, Curralinho, Osso da Anta, entre outras.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais