Atletas são-joseenses entre os melhores do Brasil no Xadrez
27-04-2017 12:43

A cidade de São José dos Pinhais e o Estado do Paraná foram representados pela delegação são-joseense composta por sete enxadristas durante a realização do Festival Nacional da Criança (Fenac), em Brasília, nos dias 21,22 e 23, quando paralelamente foi realizado o Campeonato Brasileiro de Xadrez das categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 masculino e feminino, com participação de 216 jogadores de 13 estados.

Dos sete são-joseenses, três subiram ao pódio e estão entre os três melhores do país nas respectivas categorias. Dimitri Ferraz foi medalha de bronze na categoria sub-8 para meninos. Matheus Salvadego foi bronze no Sub-10 masculino e Sophia Cadamuro de Moura terminou na terceira posição no sub-12 feminino.

Clara Machado Juliatto terminou na 9o posição no Sub-14 feminino, Camile Bastos Vaz Cassou foi a 13a no sub-12 para meninas, Luiz Gustavo Hakim (sub-12) e Erika Salvadego (sub-14 feminino) terminaram na 20a posição de suas respectivas categorias.

Em 2015 e em 2016 São José dos Pinhais conseguiu um pódio por ano no Fenac, por isso, o resultado de 2017 pode ser considerado o melhor até então. Bronze em 2015 e em 2017, Sophia Cadamuro de Moura é a enxadrista são-joseense com o melhor histórico na competição.

Entre as cidades paranaenses no evento, apenas São José dos Pinhais conseguiu colocar ao menos um enxadrista no pódio do Fenac. O vice-prefeito de São José dos Pinhais, Thiago Bührer, comemora o resultado e diz que o sucesso dos enxadristas são-joseense se deve ao esforço e a dedicação dos mestres do Xadrez, coordenadores e, principalmente, dos pais, que são os maiores incentivadores das crianças. “Hoje vemos que todo o esforço valeu a pena, formamos grandes campeões em uma modalidade que não para de crescer”, ressalta o vice-prefeito.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais