Aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) já começaram
15-02-2016 16:16

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Departamento de Ensino Fundamental, oferece gratuitamente em 15 escolas do Município a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase I – do 1º ao 5º anos, popularmente conhecida como supletivo. As aulas já começaram, pois seguem Calendário Municipal de Educação, porém, para a EJA, o interessado pode se matricular em qualquer período do ano letivo.

Em 2015 cerca de 350 alunos cursaram a EJA em São José dos Pinhais, dentre eles idosos, jovens com necessidades especiais, e também 23 alunos haitianos, que se matricularam para aprender a falar o idioma e também a ler e escrever, já que alguns matriculados não eram alfabetizados.

Segundo a coordenadora da EJA da Secretaria de Educação, Marines Jarek, o tempo para concluir a primeira fase do Ensino Fundamental pode se dar em até menos de um ano. “Vai depender do desempenho e da facilidade do aluno em aprender. Alguns conseguem terminar dentro de um ano, outros levam mais tempo e há ainda quem não tem pressa e gosta de frequentar a escola, como é o caso de alguns alunos idosos que temos”, explica Marines.

Outro dado interessante apontado por Marines é o perfil dos alunos: a maioria está na faixa etária acima de 40 anos e não são nascidos em São José dos Pinhais. “Com a obrigatoriedade de frequentar a escola, está caindo o número de pessoas não alfabetizadas, por isso a faixa etária dos alunos da EJA é na maioria acima de 40 anos, sendo que muitos eram de região rural ou interior onde não havia estudo ou incentivo da família para estudar”, conta.

A EJA é uma modalidade de ensino da Educação Básica, destinada a todo cidadão jovem ou adulto acima de 15 anos que não teve acesso à escolaridade em idade própria e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.
“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola. Porém, o maior desafio desse tipo de ensino, é permitir que estes alunos possam acessar o mercado de trabalho. É o compromisso com a formação humana e o acesso à cidadania, de modo que o aluno participe política e produtivamente na sociedade onde vive”, afirma a secretária da Educação, Neide Setim.

Os interessados devem comparecer a Unidade de Ensino onde existe a EJA, levando a cópia da carteira de identidade e comprovante de endereço atualizado. As aulas acontecem no período noturno – das 18h30 às 22h – de 2ª a 5ª feira.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.