Banco de Leite do Hospital São José incentiva doações
09-04-2018 20:09

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Ele reduz a morbimortalidade infantil, reduz a desnutrição infantil, reduz custos com fórmulas industrializadas, além de aumentar o vínculo da mãe com o bebê. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é a maneira mais saudável de alimentar a criança nos primeiros 2 anos de idade.



Apesar dessas inúmeras vantagens, existem mães que não podem, ou não conseguem, por diversos motivos, amamentar. É por isso que o Hospital São José incentiva doações para o Banco de Leite (BLH), que favorece recém-nascidos, bebês e a UTI neonatal. “O Banco de Leite vem para suprir a necessidade do bebê prematuro extremo, de uma mãe que não consegue produzir leite suficiente para esse bebê ainda, um bebê que possivelmente nasceu antes do tempo, ou por algum motivo o médico determina que o bebê não receba o leite da mãe ainda”, pontua a coordenadora do Banco de Leite do Hospital São José, Goretti Kuzma.



A doação do leite materno pode ser feito no próprio Hospital São José, no setor da Maternidade, ou então ser feita em domicílio. Caso a mãe deseje a coleta em domicílio, deve entrar em contato com o BLH para agendar a busca.



A mãe recebe todos os equipamentos necessários para a coleta, tais como luvas, máscaras e touca para que ela possa realizar essa coleta com segurança, além de receber orientação para os cuidados necessários. “A mãe coloca o leite coletado no congelador, é marcado um dia para que o Banco de Leite vá até o domicílio dessa mãe, entramos em contato, visualizamos a forma como foi coletado, nós levamos uma caixa térmica, e esse leite é transportado até o Banco de Leite. Chegando aqui, esse leite passa por todo processo necessário de esterilização, é armazenado até o dia do processamento da pasteurização”, explica Goretti. O Banco fornece um carro agendado para ir até a residência da mãe até duas vezes por semana para a coleta.



 



Quem pode doar?



Toda mãe que tem leite em excesso, ou seja, satisfez a necessidade do seu bebê biológico, pode doar para um bebê que precise. Para doar, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Além das mães que estão temporariamente impedidas de amamentar seus filhos diretamente no peito por razões ligadas à saúde dos mesmos ou outras razões, mas consideradas compatíveis com a amamentação. 



Quem pode receber?



Segundo a coordenadora do BLH, por ser um banco de leite que começou há pouco tempo, existe uma demanda bem atuante no município. Mas o BLH ainda está em busca de mais doadoras, por isso o BLH do Hospital São José atende e frisa a demanda da UTI Neonatal no momento.



 



SERVIÇO –



Caso a mãe queira doar, ela poderá entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital São José por meio dos telefone (41) 3283-5522, ramal 280, ou então pelo Whatsapp (41) 99703-5358.



Email: bancodeleite@sjp.pr.gov.br



Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, 1747



Horário de Funcionamento: 



7h às 16h, de segunda a sexta-feira



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais