Banda Marcial de São José dos Pinhais comemora o 25º aniversário
25-08-2016 20:40

Fundada oficialmente em 24 de agosto de 1991, a Banda Marcial de São José dos Pinhais comemora em 2016, seu 25º aniversário. Tendo iniciado as atividades como “Banda Marcial Guarda Mirim”, no início de sua criação, contava com cerca de 50 jovens e buscava desenvolver os estudantes para o mercado de trabalho, de acordo com as propostas da Guarda.

O sucesso e busca pelo curso foi grande com o decorrer dos anos subsequentes, levando a ampliar seus serviços em 1997, quando foi criado o departamento feminino da Guarda Mirim de São José dos Pinhais. Assim, o curso passou a abranger ambos os sexos e se tornou um dos mais importantes trabalhos sociais de São José dos Pinhais.

Mas foi em 2003, devido à procura dos jovens do município, para participarem das atividades da banda, que a Banda Marcial da Guarda Mirim, se tornaria a Banda Marcial de São José dos Pinhais, a partir do decreto Nº 657/2003, atendendo aos jovens além dos serviços da Guarda Mirim.

Ao longo de seus 25 anos de existência, a Banda Marcial realizou milhares de apresentações de apresentações, sendo parte delas em competições tanto nacionais, interestaduais e estaduais, recebendo títulos e prêmios. Pode-se destacar entre eles os títulos de: Deca-campeã Paranaense, Bi-campeã Nacional, Penta-campeã Sul Brasileira e outras centenas de títulos interestaduais.

No ano de 2005, passou a ocupar o espaço na Usina da Música, onde atualmente é a sede da Banda. Hoje o local oferece diversos cursos de musicalização de forma gratuita aos moradores do município, além da oportunidade de ingressar na Banda Marcial.
Nesse sábado (27), a Banda Marcial realiza uma apresentação especial de aniversário, juntamente ao encerramento da Semana Cultural de Bandas e Fanfarras, que ocorrerá no Ginásio Max Rosenmann, no bairro Afonso Pena, a partir das 13h30, com entrada livre.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais