Biblioteca Scharffenberg de Quadros reabre
25-11-2014 18:38

Um dos cartões postais de São José dos Pinhais, a Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros, recebeu nestes últimos meses uma atenção especial da Prefeitura. Através do programa Avança São José, o prédio localizado na Praça 08 de Janeiro, no centro do município, passou por reformas interna e externa e agora se encontra novamente aberto ao público.

Durante a reforma, troca de telhas e calhas foram feitas para prevenir goteiras e infiltrações que pudessem comprometer o atendimento a população e a integridade do acervo da biblioteca. Também foi realizada a substituição de componentes da parte elétrica do prédio, com a instalação de novas luminárias e o espaço interno foi ampliado, com a retirada do antigo forro horizontal e a instalação de um novo forro que acompanha o caimento do telhado.

No período das obras a biblioteca ficou interditada por duas semanas e os livros emprestados, com devolução agendada para o período, puderam ser devolvidos na reabertura da biblioteca, sem ônus ao usuário. O montante investido na reforma do espaço é superior a R$ 70 mil, recursos provenientes da Secretaria Municipal da Cultura.

O imóvel onde se encontra instalada a atual sede Biblioteca Schaffenberg de Quadros, é um prédio histórico datado de 1912. Ele abrigou o Grupo Escolar Silveira da Motta até 1955, de 1956 até 1981 foi a sede do judiciário do município, e de 1984 até 2002 foi a sede da Câmara Municipal.

No ano passado o local já havia recebido intervenções da Prefeitura, com pintura das fachadas e grades e também um tratamento de recuperação das esquadrias de madeira. Atualmente a Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 34.000 livros que abrangem todas as áreas, 6 títulos diários de jornais e 35 títulos de revistas e ainda livros em braile. O local recebe aproximadamente 300 visitantes por dia.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais