Caminho do Vinho de São José dos Pinhais entra na rota turística oficial na Copa de 2014
15-03-2011 16:45

O Caminho do Vinho, de São José dos Pinhais, foi um dos dois circuitos de turismo do Paraná selecionados pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e pelo Sebrae para receberem apoio para promoção e comercialização com vistas à Copa do Mundo de 2014. Por meio de chamada pública, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede do Mundial. A iniciativa faz parte do projeto Talentos do Brasil Rural – Eixo Serviços, que tem por objetivo apoiar a agricultura familiar no país.

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, o Caminho tem um grande potencial turístico e é o “carro-chefe” do turismo rural do município, além de ser uma forma de apoiar o desenvolvimento da região e agregar valor aos produtos da agricultura familiar da cidade. “Participar deste projeto é muito importante para o município. Nós seremos a porta de entrada dos jogos que acontecerão em Curitiba, então, ter o Caminho do Vinho no projeto do Governo Federal é muito significativo para atrair atenção do turista para São José e mostrar o nosso potencial para os torcedores”, destaca a prefeito Ivan Rodrigues.

A estimativa é de que 600 mil turistas estrangeiros e mais três milhões de brasileiros circulem pelo Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Pensando neste grande volume turístico, o projeto beneficiará não apenas as cidades-sede, como também um total de 55 municípios nos 14 estados que sediarão os jogos da Copa. Entre os meses de novembro de 2010 e janeiro deste ano, foram entregues 119 propostas. Os 24 circuitos foram selecionados tendo como critérios de seleção a localização (até três horas das cidades-sedes), a apresentação de um produto turístico já formatado e comercializado e, também, a necessidade de que o projeto fosse composto por, pelo menos, 10% de empreendimentos da agricultura familiar.
Do Paraná, além do Circuito do Vinho, foi selecionado o “Caminhos Históricos da Serra”, de Quatro Barras.

Caminho do Vinho

O Programa Caminho do Vinho, instituído e coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, abrange a Colônia Mergulhão e arredores, fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas e a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas e comercialização de diversos produtos coloniais e agrícolas, transformando a região em um importante roteiro turístico. Atualmente, a Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho”–Colônia Mergulhão, possui 30 propriedades rurais e mantém, ainda hoje, edificações típicas da colonização italiana. Aos sábados e domingos – na Linha Turismo-Caminho do Vinho, com embarque em frente ao Shopping São José – os visitantes percorrem o Caminho do Vinho em cinco rotas diferentes, terminando o passeio em cafés coloniais aos sábados e iniciando com almoço aos domingos. Para saber mais sobre o Caminho, acesse o site: http://www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho/historico.php.

Sobre o projeto Talentos do Brasil Rural

O objetivo do Talentos do Brasil Rural é apoiar a comercialização de produtos – alimentos e bebidas, amenities, decorativos e utilitários - e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. A iniciativa também tem o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para conhecer os demais roteiros turísticos selecionados, acesse: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/convenios_contratos/selecao_projetos/Resultado_Chamada_Pxblica_Talentos_do_Brasil_Rural.pdf.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.