Caminho do Vinho ganhará impulso para atrair turistas durante a Copa de 2014
01-06-2012 12:51

São José dos Pinhais está entre os roteiros turísticos no Brasil selecionados para atender à demanda de visitantes durante a Copa de 2014.

Os ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), em conjunto com o Sebrae, selecionaram 24 roteiros turísticos que receberão apoio para promoção e comercialização de produtos. O Caminho do Vinho em São José dos Pinhais foi um dos selecionados para compor o chamado eixo de serviços, pelo qual o Projeto Talentos do Brasil Rural qualificará os empreendimentos localizados no entorno das cidades-sede da Copa que já trabalham com Turismo Rural, para que ofereçam atividades diversificadas aos turistas e, assim, atraiam o público que assistirá aos jogos do Mundial.

Com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, os produtores e comerciantes do Caminho do Vinho terão acompanhamento de consultores especialistas que farão um estudo para conhecer a oferta e a demanda por produtos da agricultura familiar nos destinos. As ações serão desenvolvidas como forma de agregar valor e diversificar a oferta turística da cidade e do Brasil, com base em valores socioambientais e sustentáveis.

Segundo Vânia Fernandes, coordenadora nacional do projeto, as consultorias e os benefícios provenientes das ações formarão um canal que irá ampliar as vendas e o consumo do Caminho do Vinho como roteiro turístico rural. “Creio que este canal permanecerá com eficiência depois do evento da Copa, algo que veio para ficar” afirma Vânia.

Um dos objetivos dessa mobilização é fazer com que os mais de 600 mil turistas estrangeiros e os 3 milhões de brasileiros que deverão circular pelo país possam encontrar e seguir sozinhos para o Caminho do Vinho com o máximo de infraestrutura e informação nas agências de turismo e hotéis de demais locais, conclui Vânia.

O Projeto Talentos do Brasil Rural possui mais de 290 empreendimentos, em 25 estados brasileiros, que envolvem hoje cerca de 3 mil famílias de agricultores.



Fotos: Sergio Sabino

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais