Campina do Taquaral recebe obras de pavimentação
11-04-2016 20:41

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através do Programa Avança, iniciou mais uma etapa das obras de pavimentação na estrada da Campina do Taquaral. Esta região foi incluída oficialmente no roteiro de Turismo Rural de São José dos Pinhais, juntamente com o Caminho do Vinho na Colônia Mergulhão e a Colônia Murici. As três formam os principais pólos turísticos na área rural do Município.

O Circuito Rural Taquaral compreende ainda as regiões da Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino, que fazem parte da área rural do Município.

História e potencial turístico
São José dos Pinhais tem hoje um dos melhores potenciais de turismo rural do país. Em 1998, na primeira gestão do prefeito Setim, foi realizado o inventário turístico da região do Mergulhão, originando o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município. Nascia assim o Caminho do Vinho, primeiro Circuito Rural de São José dos Pinhais. Para isso, a Prefeitura realizou obras de infraestrutura na região, como a construção do Portal Italiano, colocação de paralelepípedo e pavimentação asfáltica e auxiliou na organização da Associação de Moradores Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (Acavim).

Os investimentos em turismo não pararam de crescer. Com o sucesso do Caminho do Vinho, e das festas tradicionais de cunho religioso na área rural, a Prefeitura incentivou outros eventos na região, como a Festa da Colheita e a Noite Polonesa, na Colônia Murici; a Festa do Trigo, na Colônia Marcelino; a Festa da Banana, na Colônia Castelhanos; a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão, que também são realizadas na Colônia Mergulhão, atraindo milhares de pessoas todos os anos. A região também se desponta como potencial em esportes na natureza, como é o caso das Caminhas na Natureza.

A Prefeitura de São José dos Pinhais construiu ainda o novo Portal Caminho das Colônias, no acesso à Colônia Murici, que já é destaque regional com seus cafés coloniais e chácaras de lazer. E a criação do Circuito Rural do Taquaral, que abrange a região do Campina do Taquaral, Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais