Capacitação incentiva a prática de xadrez nas escolas municipais
17-04-2015 12:10

Considerado um excelente apoio pedagógico por desenvolver habilidades como concentração, memória e raciocínio lógico, a prática do xadrez nas escolas é incentivada pela Secretaria de Educação de São José dos Pinhais. Uma parceria entre as Secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e de Educação promoveu na última semana oficina de capacitação em xadrez para professores que pretendem iniciar a prática nas aulas de complementação pedagógica.

A capacitação aconteceu nas dependências do Ginásio Max Rosenmann e foi realizada pelo professor Alexandre Zampier, que é membro da Comissão de Educação e Arbitragem da Federação de Xadrez do Paraná.

“Algumas Escolas da Rede Municipal já desenvolvem o xadrez, pois os professores participaram de capacitação no ano passado. Por isso esta primeira capacitação do ano em xadrez foi direcionada para professores que estão iniciando. No segundo semestre será realizado um módulo avançado para todos”, explica a secretária de Educação Neide Setim.

O incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer na parceria da divulgação do xadrez e na disseminação de novos adeptos também tem como objetivo investir em futuros campeões. “Quanto mais cedo se aprende e quanto mais crianças aprenderem maior são as chances de termos campeões nessa modalidade”, explicou o coordenador de Xadrez da Semel, Paulo Rios destacando que no Campeonato Brasileiro de Xadrez – seis a 14 anos – que aconteceu entre 3 e 5 de abril, o Município obteve a sexta melhor campanha.

Alunos destaque
O incentivo do xadrez nas Escolas já traz resultados através de títulos conquistados por alunos da Rede Pública. Em março os alunos do programa Mais Educação da Escola Municipal Professora Cleonice Braga Fonseca Leonardo de Souza Santos, 10 anos, e Bryan Fernando Moura da Silva, 10 anos, participaram do Festival Paranaense de Xadrez para menores em Siqueira Campos-PR. Foi a primeira vez que a escola participou do evento – uma conquista que surtiu efeito nas outras crianças, despertou o interesse pelo jogo e por conhecer outras cidades através da participação em torneios.

Neste mesmo Festival, o aluno da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, André Pirola Gonçalves, também participou e voltou com um troféu: o de Campeão Paranaense Sub 8. André começou a jogar xadrez na escola e passou a praticar em casa com o irmão, e hoje integra a equipe de São José dos Pinhais, e também representa o Paraná em competições nacionais.

Onde aprender e praticar
Além das aulas para alunos do ensino fundamental nas unidades, o xadrez também pode ser aprendido e praticado gratuitamente em dois locais: no Clube de Xadrez, que fica no Centro, e no Ginásio Max Rosenmann, na região do Afonso Pena. Não há idade mínima e nem máxima para aprender e praticar.

Informações: (41) 3381-5938.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais