Carnaval de Bonecos 2012 reúne mais de 15 mil pessoas
13-02-2012 08:00

Mais de 15 mil pessoas participaram da 13ª edição do Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais, organizada pela Prefeitura e realizada neste sábado (11), na rua Voluntários da Pátria. O espetáculo com o tema “Alegria, Alegria” atraiu e encantou pessoas de todas as idades.

A programação do Carnaval este ano contou com informações quanto ao uso de anticoncepcionais e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais; concurso infantil de fantasias; apresentações culturais; desfile com as crianças e os bonecos mirins, como do Didi e Chapolin; e finalmente o desfile oficial com os 25 bonecos gigantes e 10 mirins. As atrações fizeram com que a festa mantivesse o sucesso que conquistou nos anos anteriores.

“Cada ano que passa tenho mais orgulho do que as pessoas da nossa cidade são capazes de fazer. Com muita criatividade e bom gosto pode ser realizada uma festa bonita, e que pode ser desfrutada por toda família são-joseense”, destaca o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

Os desfiles contaram com diversas alas, entre elas as das secretarias municipais de Segurança, Saúde (com apresentação extra da Regional de Saúde do Afonso Pena, que fez um desfile de máscaras), Meio Ambiente, Educação, Esportes e Assistência Social. Também se apresentaram a Escola de Linguagens Culturais, vinculada à secretaria de Cultura, com a ala das Paquitas da Xuxa; e os projetos Mulheres da Paz e Protejo, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), da Secretaria Municipal de Segurança. Além disso, a comunidade também pôde mostrar o samba no pé na rua Voluntários da Pátria.

“O nosso carnaval pode ser caracterizado como uma mistura de culturas, onde o artista local é valorizado”, afirma o chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura e coordenador do Carnaval de Bonecos, Lisandro Vieira.

O Carnaval de Bonecos contou com a participação de diversas autoridades, como a primeira-dama do município, Léa Rodrigues, que também desfilou; e dos vereadores Bira do Banco, Gastão Vosgerau, Profº Assis Manoel Pereira, José Vieira e Aílton Fenemê.

Durante o evento também foi lembrada a questão da denominação do Aeroporto Internacional Afonso Pena. A Prefeitura entrou com uma ação declaratória solicitando que os sistemas de comunicação dos aeroportos informem São José dos Pinhais como a cidade onde está localizado o Aeroporto, e não Curitiba, como é feito atualmente. Para apoiar esta campanha, a Prefeitura contou com o apoio do vice-presidente da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap), Adriano Derinievicz.

O desfile oficial contou com participação especial de grupos da Melhor Idade. “Quanto mais experiência adquiro, tenho mais vontade de aproveitar a vida. Nós aproveitamos todas as oportunidades que temos de reunir os nossos amigos”, enfatiza a integrante do grupo Recanto dos Pássaros, Maria Nerci do Norte.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal cuidaram da segurança da festa, fazendo com que os pais ficassem tranqüilos em levar os seus filhos para participar do carnaval. “Eu moro em Curitiba e faço questão de vir assistir o Carnaval de Bonecos todos os anos”, comenta Carlos Sioffi, que estava acompanhado de sua filha, Luíza.


Fotos: João Fernandes

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.