Cartão do Idoso: benefício garante vagas prioritárias para motoristas com mais de 60 anos
08-11-2013 11:15

De acordo com a resolução n° 303, estabelecida em 2008 pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), todo município brasileiro é obrigado a ter uma porcentagem de 5 % de vagas especiais em vias públicas destinadas a pessoas idosas. O DEMUTRAN de São José dos Pinhais tem adequado, desde a data em que a resolução entrou em vigor, o cadastro de idosos e estabelecido as vagas prioritárias nas vias da cidade. Após a realização do cadastro, o cidadão recebe o Cartão do Idoso, que garante a todo cidadão com mais de 60 anos o direito de estacionar em vagas especiais em vias públicas e estacionamentos privados.

O cartão de credenciamento é válido em todo o território nacional e deve ser renovado a cada dois anos. Desde que começaram os cadastros em 2008, o DEMUTRAN já realizou cerca de 2.980 cadastros, sendo em torno 50 por semana. O credenciamento é feito para a pessoa, e não para o automóvel. Sendo assim, a credencial pode ser usada pelo idoso em qualquer veículo que o mesmo utilizar, até em táxis. Ou seja, o idoso pode utilizar o cartão em qualquer veículo, mas deve se lembrar de deixá-lo a vista, em cima do painel do carro, caso contrário, será autuado.

“O sistema de trânsito no país cria regulamentações para atender as necessidades da população. Com isso, foi criada uma regulamentação para melhorar a qualidade de vida no trânsito para idosos e portadores de necessidades especiais. Depois de uma certa idade, as pessoas começam a ter algumas restrições de mobilidade, o que dificulta para elas estacionarem e se locomoverem”, declarou o Diretor de
Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo Camargo Umbria. “A Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito, visando a melhorar a mobilidade, realizou estudos na cidade e estabeleceu vagas especiais próximas a pontos estratégicos, de maior uso dos idosos. Com isso, as vagas tem um espaço maior que o padrão. Essas adaptações visam atender da melhor maneira possível as pessoas com essa faixa etária, e também, melhorando o trânsito para todos de maneira geral”, finalizou.

Serviço:

Todos os interessados em realizar o cadastro e adquirir o cartão de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais devem comparecer à sede do DEMUTRAN, localizada na esquina da Rua Veríssimo Marques com a Rua Claudino dos Santos, n° 700. É necessário ser morador do município e ter em mãos:
•Comprovante de residência;
•Carteira de identidade (RG).

Para mais informações, entre em contato com DEMUTRAN através dos telefones 3381-6939, 3381-6337 ou 3381-6334.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais