Centro Municipal de Atendimento Especializado completa 20 anos
12-06-2015 09:06

A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais comemora os 20 anos do serviço de atendimento especializado para alunos da Rede Municipal com transtornos ou déficits de aprendizagem, ou ainda superdotação.

Foi em 12 de junho de 1995 que a Secretaria, através do Departamento de Educação Especial, instituiu o Centro Municipal de Apoio Psicopedagógico (Cemap). “A proposta era atuar junto às crianças com necessidades especiais, em particular aquelas que naquela época eram classificadas como portadoras de deficiência mental leve ou com distúrbios de aprendizagem, envolvendo pais, professores, escolas e todos os demais profissionais”, explicou Lucimar Zanon, que na época era secretária de Educação e que hoje trabalha junto ao Departamento de Educação Especial como coordenadora do setor de Psicologia.

Na época o serviço já contava com triagem, avaliação e encaminhamento de aluno, assim como assessoramento técnico-pedagógico. Contava com psicopedagoga, psicomotricista, psicóloga, pedagogos, professora e fonoaudióloga.

Quatro anos depois, o Cemap foi incrementado e passou a se chamar Cemae – Centro Municipal de Atendimento Especializado – nome mantido até os dias de hoje.

Atualmente o Município conta com cinco Cemaes: o Rubem Alves, no São Marcos; o Paulo Freire, no Afonso Pena; o Madre Teresa de Calcutá, que hoje funciona junto ao Afonso Pena e que em breve passará a funcionar no bairro Borda do Campo; o Helen Keller (Centro) e o Guatupê, que também funciona junto ao Afonso Pena.

“Em cada Unidade há uma equipe formada por psicólogos, pedagogos e/ou professores com especialização em psicopedagogia e psicopedagogos, responsáveis por fazer a triagem, intervenção e avaliação psicopedagógica, além dos atendimentos psicológico e psicopedagógico”, explica a coordenadora dos Cemaes, Adriane Arruda, que é também uma das profissionais que está há 20 anos atuando junto a este serviço.

Em 2014 os Cemaes realizaram mais de 600 atendimentos de triagem, com a avaliação de mais de 240 alunos, e mais de 1,5 mil atendimentos psicológico e psicopedagógico. “É um trabalho que até hoje mantém a proposta inicial que é a de envolver Escola, professores, alunos e principalmente a família em prol do aluno. É por isso que a equipe administrativa do Departamento de Ensino Especial está constantemente em contado com as Unidades, promovendo assessoramentos e grupos de estudo”, explica a diretora do departamento Mara Avosani.

“O Atendimento Especializado faz parte da história da Educação e principalmente da história de todos aqueles alunos que passaram a ser percebidos nas suas especificidades. Crianças que passam a ser acompanhadas por profissionais dedicados em trabalhar com a individualidade do seu processo de aprendizagem. Parabenizamos todos os profissionais que trabalham nos Cemaes por estes 20 anos de serviço à comunidade”, declara a secretária de Educação Neide Setim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.