CLAC completa 60 anos em São José
29-03-2019 20:46

Nesta sexta-feira (29/março) o prefeito, Toninho Fenelon, participou da solenidade de aniversário da CLAC que completa 60 anos em São José dos Pinhais, a celebração aconteceu na sede da cooperativa de laticínios situada no município na Rua Colombo, nº 1975, no Centro, e durante o dia aconteceram palestras na cooperativa que trataram sobre o cultivo de hortifrúti direcionadas especialmente aos produtores rurais.



O evento de comemoração reuniu autoridades do Poder Legislativo do município, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), membros da Empresa Paranaense de Assistência Técnica Extensão Rural (EMATER), produtores rurais da região, associados, clientes, fornecedores, funcionários e integrantes da diretoria da CLAC (SJP) além de convidados.



O prefeito, Toninho Fenelon,  falou sobre a importância da CLAC na história de São José dos Pinhais. “Quero agradecer a atual equipe da CLAC e também os pioneiros que deram início à cooperativa no município, fazendo história, e contribuindo com o desenvolvimento do município e principalmente das famílias de agricultores que fazem de São José dos Pinhais, o maior produtor de hortaliças do Estado do Paraná”, parabenizou o prefeito.



Estiveram presentes na celebração o presidente da Câmara Municipal (CMSJP), o professor Assis Manoel Pereira, os vereadores professor Marcelo, Tico Setnarsky e também o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmar Foggiatto.



A ata de constituição da CLAC é de 25/03/1959, teve início através de um pequeno grupo de produtores que tinham necessidade de comercializar a produção de laticínios, a sede era localizada na Av. Silva Jardim, em Curitiba. Em 1960 eram produzidos aproximadamente 60 litros de leite por dia e dois anos depois a produção alcançava cerca de 20 mil litros/dia. Já instalada em São José dos Pinhais, em 1967, a cooperativa atingia o auge da produção que chegou a ter mais de 200 mil litros de leite/dia. Atualmente a CLAC tem filiais na Lapa (PR) e também em União da Vitória.



 



Texto: Alexandre Torres Jr 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais