Colônia Marcelino inaugura nova Igreja neste domingo
02-06-2017 16:51

A Colônia Marcelino, localizada na área rural de São José dos Pinhais traz em sua essência a cultura e tradições dos imigrantes ucranianos que povoaram aquela região e lá construíram umas das mais respeitadas comunidades do município.

Famílias que mantém até hoje os costumes herdados dos primeiros colonos, seja na alimentação e idioma, também são devotados a sua fé. E nesta foi que surgiu a ideia da construção da Igreja da Santíssima Trindade, que é uma réplica de outra existente na Ucrânia, e será inaugurada neste domingo (04) com ampla programação durante o dia.

Idealizada e impulsionada principalmente pelo Sr. Pedro Nogas, um dos representantes da Colônia Marcelino, entre projeto, execução e conclusão da obra, passaram-se 13 anos, período onde toda a comunidade trabalhou em prol da edificação. A tradicional Festa do Trigo realizada anualmente, além do caráter comemorativo cultural, teve durante esses anos um papel fundamental na arrecadação de recursos financeiros para a conclusão da obra da Igreja.

A Igreja da Santíssima Trindade configura agora mais um símbolo de fé da comunidade local, bem como um estandarte da cultura ucraniana em nosso município, sendo também mais um ponto turístico em estilo bizantino para compor o Circuito Rural Taquaral que foi lançado pela Associação dos Moradores, Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores do Turismo da Campina do Taquaral e Região (Acamp) com o apoio e parceria da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) da prefeitura de São José dos Pinhais.

O Circuito Rural Taquaral compreende ainda as regiões da Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina e Cachoeira, que fazem parte da área rural do município, onde empreendimentos comerciais impulsionam a região e permite um contato mais próximo dos visitantes com a cultura de cada localidade, fomentando o comércio de produtos da região, e onde a Sictur promove algumas das Caminhadas na Natureza que reúnem milhares de participantes.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais