Com roteiro definido, Circuito Ecoturístico Taquaral capacita produtores
22-06-2012 20:30

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais está apoiando a capacitação aos proprietários e produtores do bairro Campina do Taquaral, dentro do projeto de criação de um circuito ecoturístico na localidade.

Atendendo a solicitação da Associação dos Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo (ACAMP), a Prefeitura de SJP disponibilizou um curso e uma visita técnica a Santa Catarina, dentro das ações previstas nos quatro programas do Plano de Desenvolvimento elaborado de forma participativa, que tem foco nas atividades ecorrurais.

A ACAMP realizou entre 24 e 26 de maio o Curso de Gestão do Turismo Rural com Foco em Oportunidades de Negócios, em parceria com o SENAR-PR. Na ocasião, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto de Oliveira Alves, parabenizou o grupo participante e a postura de constante atuação da ACAMP e de seu presidente José Augusto Zanchetta.

“É de suma importância o interesse e a participação dos produtores e empreendedores rurais nos cursos, palestras e demais atividades relacionadas ao desenvolvimento do turismo. Estas ações estão previstas em nosso planejamento participativo e são indispensáveis para a concretização gradativa e a formatação deste produto turístico na Campina do Taquaral e região”, explicou o secretário José Roberto.

Entre as vivências de aprendizagem, um dos destaques foi a visita ao Projeto de Turismo Rural Estrada Bonita, empreendimento familiar de Olinda Kersten, que explora produtos da agroindústria familiar como conservas, doces, pães e "cucas" assadas no forno à lenha. O grupo conheceu também o empreendimento da família Ango Kersten, que agrega negócios como a produção do melado, passeios de trator, demonstração de unidade de tratamento alternativo de água e esgoto, museu rural para preservação da memória e um ponto de venda de produtos e artesanatos próprios e de outros empreendedores rurais de Joinville.

O grupo conheceu a experiência agrícola da Ilha - empreendimento voltado à produção de lírios, segundo José Roberto é a maior produção e diversificação do segmento no Brasil. O local conta com amplos jardins interativos, loja de venda de flores e produtos afins. “Ali os campos de produção, com mais de um milhão de plantas, atraem muitos turistas durante o Festival dos Hemerocallis, realizado no mês de novembro”, explicou o secretário José Roberto de Oliveira.

Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas

Entre 4 e 6 de junho, aconteceu mais uma etapa de qualificação dos empreendedores associados ao Projeto Ecoturístico Taquaral – o curso “Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas”, em parceria com SENAR.

No curso, aplicado pelo instrutor Jacó Gimenes nas instalações da chácara Villa Ravena, foram exercitados os serviços de alimentação através da gastronomia rural na Chácara Rel, com o diferencial da culinária à base de pinhão.

Na quarta-feira (06), foi realizada como a aula prática uma visita técnica ao Roteiro Carqueja, tendo a EMATER que atua em Balsa Nova como anfitriã. A Prefeitura de SJP apoio fazendo o o transporte até o local.

Roteiro da Campina

Os grupos envolvidos definiram também como marco zero do Roteiro Taquaral a Escola Municipal Rural Lílian Viana, que busca qualificação como “Ecoescola”. Houve também um compromisso do Grupo de Empreendedores de Turismo em manter o Espaço de Cultura Turística como um centro de divulgação de folhetos, publicações e vídeos.

Outros pontos do roteiro já definidos são:

*Pousada Gileade: Acolhida com Café Rural, visitação as instalações, projeção das imagens da Caminhada do Bugre.

*Estância Tendos de Garra: Acolhida Campeira Hospedaria de Cavalos, acervo cultural, “Glossário do Tropeiro”, prosa e música campeira.

*Casa Petrobás/ Associação de Artesãos São Francisco: Mostra de peças, diálogos com artesã e venda de produtos.

*Chácara Maruka: Cultivo de uvas, agroindústria de conservas, produção de vinho, gastronomia nipo-brasileira, animação cultural e depoimentos.

*Parque Manancial: Caminhada Ecológica e observação animal (macaco bugio).

*Sítio de produção de alfaces (Atual – 800 mil pés), onde estava sendo realizado o Curso de Doces do SENAR.

*Sítio Recanto Pinheirinho: Cultura campeira e acolhida música.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais