Comitiva do Sebrae nacional conhece principal atração turística de SJP
11-08-2011 18:31

Consultores e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vindos de todo o Brasil conheceram nesta quarta-feira (10) o Caminho do Vinho, de São José dos Pinhais – atração que foi selecionada como um dos dois roteiros turísticos oficiais do Paraná para a Copa do Mundo de 2014. A visita técnica fez parte de um treinamento promovido pelo SEBRAE de Implantação e Gestão de Agroindústria Familiar.

Mais de 30 pessoas participaram do curso e tiveram a oportunidade de conhecer algumas das atrações do Caminho do Vinho, como vinícolas, pousadas, produtos coloniais e café colonial. De acordo com a coordenadora nacional de Fruticultura e Vitivinicultura do SEBRAE, Léa Maria Lagares, o objetivo da visita dos técnicos e consultores foi vivenciar a experiência paranaense relacionada ao aproveitamento do espaço rural como agronegócio. “O meio rural deixa de ser considerado um espaço apenas de produção primária para entrar no setor de serviços, através dos produtos beneficiados, como queijos, salames e outros; espaços de lazer e turismo rural”, afirma.

A ideia é que com a experiência no Caminho do Vinho os alunos possam levar aprendizado para adequar a prerrogativa de preservação da cultura ao local onde residem. “Muito do que se vê aqui pode ser aplicado em outros Estados, resguardando a cultura local, como as tradições e a gastronomia própria”, explica Léa.

O analista Hugo Macário, de 42 anos, veio do Ceará para fazer o treinamento do SEBRAE. Ele já havia visitado roteiros turísticos anteriormente no Rio Grande do Sul e ficou encantado com o Caminho do Vinho. “Achei muito interessante o fato de se manter a cultura do vinho, mesmo não tendo uva na região. É o cultural vencendo o viável”, afirma Hugo.

Sobre o Caminho do Vinho

O Programa Caminho do Vinho, instituído e coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, abrange a Colônia Mergulhão e arredores, fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas e valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas e comercialização de diversos produtos coloniais e agrícolas, transformando a região em importante roteiro turístico.

Atualmente, a Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho” – Colônia Mergulhão possui 30 propriedades rurais e mantém, ainda hoje, edificações típicas da colonização italiana. Aos sábados e domingos – na Linha Turismo-Caminho do Vinho, embarque em frente ao Shopping São José – os visitantes percorrem o Caminho do Vinho em cinco rotas diferentes, terminando o passeio em cafés coloniais aos sábados e iniciando com almoço aos domingos. Para saber mais sobre o Caminho, acesse o site: http://www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho/historico.php.


Fotos: Silvio Ramos

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais