Comitiva francesa visita e avalia turismo rural de SJP
09-12-2015 19:12

No início desta semana uma comitiva técnica de franceses, formada por oito especialistas em turismo rural, passaram em São José dos Pinhais para avaliar o potencial turístico das colônias do Município. O objetivo, segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, é qualificar o turismo rural são-joseense com padrões internacionais.

“A comitiva Rhône-Alpes, em uma parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Paraná Turismo do Governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Pinhais, visita o nosso Município com o intuito de realizar um olhar crítico e técnico das nossas potencialidades turísticas e do que precisamos melhorar para qualificar ainda mais o setor”, disse Giam.

O prefeito Luiz Carlos Setim recepcionou a comitiva e destacou a colaboração dos franceses para colocar o turismo de São José dos Pinhais como referência para o Brasil, com padrões internacionais. “Agradecemos a comitiva Rhône-Alpes pela visita ao nosso Município, em especial ao nosso circuito rural. Sabemos da qualidade do turismo rural na França, referência para o mundo, e acolhemos com satisfação os apontamentos que serão feitos por eles para melhorarmos ainda mais o nosso”, destaca.

História e potencial turístico
O Município de São José dos Pinhais tem hoje um dos melhores potenciais de turismo rural do país. Em 1998, na primeira gestão do prefeito Setim, foi realizado o inventário turístico da região do Mergulhão, originando o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município.

Nascia assim o Caminho do Vinho, primeiro circuito rural de São José dos Pinhais. Para isso, a Prefeitura realizou obras de infraestrutura na região, como a construção do Portal Italiano, colocação de paparalelepípedo e pavimentação asfáltica e auxiliou na organização da Associação de Moradores Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (Acavim).

Os investimentos em turismo não pararam de crescer. Com o sucesso do Caminho do Vinho, e das festas tradicionais de cunho religioso na área rural, a Prefeitura incentivou outros eventos na região, como a Festa da Colheita e a Noite Polonesa, na Colônia Murici; a Festa do Trigo, na Colônia Marcelino; a Festa da Banana, na Colônia Castelhanos; a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão, que também são realizadas na Colônia Mergulhão, atraindo milhares de pessoas todos os anos

A região também se desponta como potencial em esportes na natureza, como é o caso das Caminhas na Natureza, que só em 2015 recebeu 5 edições com um público total de 11 mil participantes. No último domingo (6), foi também realizada a 1ª Pedalada na Natureza, representando um atrativo turismo também para os ciclistas da Grande Curitiba.

A Prefeitura de São José dos Pinhais ainda está construindo o novo Portal Caminho das Colônias, no acesso à Colônia Murici, que já é destaque regional com seus cafés coloniais e chácaras de lazer. No mês de julho foi inaugurado o Circuito Rural do Taquaral, que potenciará o turismo rural na região do Campina do Taquaral, Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais