Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e SEMAG adquirem Carreta Agrícola distribuidora de Saibro
05-09-2019 20:31

Na ultima segunda feira, (02) durante a a 93ª reunião ordinária do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) foi recebida oficialmente uma carreta agrícola com fundo rolante, com a finalidade de distribuir saibro em estradas rurais.



O equipamento foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, após o Presidente da COOCASTEL e representante da Região 4 do CMDR, Fabio Pereira, apresentar a demanda de serviços de conserto de estradas, para serem executados na Colônia Castelhanos, com isso a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAG) apresentou um projeto ao CMDR com a intenção de compra do Equipamento, o qual custou R$ 44.000,00.



“A Secretaria de Agricultura vem buscando atender as demandas trazidas pela comunidade rural, e estamos muito felizes de hoje estarmos recebendo esse equipamento para atender principalmente os moradores da Colônia Castelhanos”, disse o secretário de Agricultura, Osmar Foggiatto.



Fabio Pereira, presidente da Coocastel e atual representante da Colônia Castelhanos no CMDR, destacou a importância de um equipamento como esse para conserto e melhoria das estradas, visando principalmente a escoação da produção de banana. “A Colônia Castelhanos, devido  ser a região mais afastada do Município, tem dificuldades em receber os serviços da patrulha Agrícola, e este equipamento ajudará a suprir essa ausência”, disse.



O presidente do CMDR, Ricardo Dissenha, ressalta que o equipamento foi adquirido através de recursos dos próprios agricultores do município, uma vez que alguns serviços prestados pela SEMAG, são cobrados uma contrapartida dos agricultores. “”ssa contrapartida é revertida ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural, e desta forma este recurso pode voltar aos agricultores, com a compra de equipamentos como esta carreta agrícola, ou até mesmo obras de grande importância como a Agroindustria Municipal que foi inaugurada recentemente”, explicou Ricardo.



CMDR – O que é?



Conceito:



 O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, é órgão de caráter permanente, consultivo, deliberativo e de aconselhamento, com a finalidade de estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de desenvolvimento das atividades agropecuárias do Município, visando proporcionar meios para assegurar ao produtor e trabalhador rural, condições de trabalho e de mercado para os produtores, rentabilidade nos empreendimentos e a manutenção da boa qualidade de vida da família rural.



 Objetivo:



O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tem como objetivo, estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de desenvolvimento das atividades agropecuárias do Município de São José dos Pinhais, bem como propor ações interrelacionadas para a preservação dos recursos naturais, água, solo e matas nativas.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais