Cresce o interesse da população pela Lan House Pública e Gratuita
09-04-2015 20:55

Somente no primeiro trimestre de 2015, a Lan House Pública e Gratuita mantida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidaria, no calçadão da Rua XV, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, quase esquina com a Avenida Rui Barbosa, prestou atendimento para 3.478 cidadãos são-joseenses. Foram 670 usuários em janeiro, 1.228 em fevereiro e 1.580 em março. As estatísticas mostram que as necessidades da população vêm aumentando a cada ano, passando de 4.647 consultas em 2012, 9.088 em 2013 e 14.871 em 2014.

Muito mais importantes que esses números são os benefícios que a lan house presta à população, principalmente para quem não possui computador e internet em casa. “Muitas pessoas que dispõem de equipamentos e sinal na residência também procuram o quiosque para serviços de urgência, como a impressão de boletos ou de algum tipo de documento, em casos de urgência, resolvendo seu problema sem precisar retornar à sua casa”, diz o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidaria, Miguel Ferreira de Paula.

A lan house atende a todos os interessados, bastando apresentar um documento de identidade. Cada cidadão tem direito à utilização de um dos seis computadores disponíveis pelo período de 30 minutos, ao final dos quais o equipamento se desliga automaticamente, além da impressão de três cópias. Segundo a coordenadora Ana Maria Ferreira, os serviços mais procurados são para agendamento do seguro desemprego e tirar carteira de identidade, além de consultas a vagas de emprego, um dos seus principais objetivos.

Jonnes Mateus, 27 anos, residente no bairro Afonso Pena, utilizou o quiosque para procurar emprego. Ele já trabalhou na área metalúrgica e agora está desempregado. Para conseguir uma nova colocação, se cadastrou na Secretaria Municipal de Trabalho e foi até a lan house para elaborar e imprimir seu currículo. A procura pelo serviço, no entanto, pode ter os mais variados objetivos. Magda Weise, 21 anos, auxiliar de produção, esteve no quiosque por dois motivos: estudante de inglês, foi pesquisar letras de músicas e aproveitou a oportunidade para se inscrever em programas de voluntariado.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais