Crianças criam decoração do Arraiá Sustentável com materiais recicláveis
19-07-2010 17:59

O Parque da Fonte, em São José dos Pinhais, abrigou no domingo (19) as barraquinhas do Arraiá Sustentável. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a festa julina teve uma proposta diferente: a partir do uso de materiais recicláveis, as crianças atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) criaram a decoração, brincadeiras e algumas receitas criativas.

“Todos os Centros realizaram trabalhos voltados para a conscientização ecológica. Nessa exposição, oito CMEIS participam, mostrando como as crianças, por menores que sejam, têm capacidade para desenvolver trabalhos muito bons”, ressalta Leila Moura Rosa de Oliveira, coordenadora do Projeto Arraiá Sustentável.

As aulas sobre como utilizar melhor os resíduos não ficaram restritas às comemorações comuns nessa época do ano. Em todos os Centros, houve um envolvimento dos pais dos alunos. “Na reunião de avaliação, todos falaram como os filhos passaram a cobrar que eles fizessem a separação do lixo reciclável em suas casas”, conta Patrícia Pieri Ziliotto, diretora auxiliar do CMEI Doce Aconchego que substituiu os copos plásticos por copos de vidro diminuindo consideravelmente o lixo plástico.

A mesma participação da família aconteceu no Meu Tesouro, onde as crianças levaram livros sobre ecologia para casa e os pais fizeram redações, relatando como foi o momento da leitura. Outros Centros envolveram a comunidade, que doou óleo usado. “Os CMEIS Irena Ayres e Meu Pé de Laranja Lima repassam esse óleo para empresas que produzem sabão e detergente. E recebem em troca parte dessa produção para uso próprio”, explica a coordenadora.

Toda a decoração foi feita com garrafas pet, caixas de leite e fósforo e até embalagens para pizza. Para servir, as receitas também tinham cunho de reaproveitamento, usando cascas de fruta. “Nós precisamos utilizar recursos possíveis para as famílias. E as crianças viram que conseguem criar trabalhos diversificados e aprender com isso”, conclui a Professora Claudia Kluck, do CMEI Leone Décimo Dal’Negro.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.