Defensoria Pública: nova sede é inaugurada em São José dos Pinhais
24-04-2014 20:30

São José dos Pinhais é um dos primeiros municípios paranaenses a receber uma sede própria da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Durante a manhã desta quinta-feira (24), o Prefeito Luiz Carlos Setim, acompanhado da Defensora Pública Geral, Josiane Fruet Bettini Lupion, participou da inauguração e do descerramento da placa, além da assinatura do termo de compreensão de cessão do imóvel – que foi alugado pelo próprio município.

A Defensoria Pública do Paraná atenderá a população são-joseense garantindo a assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos e que não podem arcar com os custos dos honorários advocatícios. A unidade de São José dos Pinhais, inicialmente, conta com três defensores públicos e atenderá a população nas áreas: criminal, família, infância e juventude e execução penal.

O imóvel em que está localizada a nova sede da Defensoria Pública é locado pela Prefeitura, que além disso, através da Secretaria de Assistência Social, cedeu alguns estagiários. “A implantação da Defensoria Pública no município é um compromisso que o Governador Beto Richa firmou e está realizando. Temos uma população exigente, e o serviço que será prestado aqui, na Defensoria Pública, com certeza apresentará um ganho para o município”, declarou Setim.

Para a Defensora Pública, Josiane Fruet Bettini Lupion, a instalação da nova sede é motivo de orgulho. “Eu comecei a minha carreira como estagiária, aqui em São José dos Pinhais, quando o Fórum ainda funcionava na Biblioteca Pública Municipal. É um sonho se concretizando, já que a minha vocação é atender a população carente”, disse Lupion.

Desde janeiro, a Defensoria Pública em São José dos Pinhais estava atendendo a população em uma sede provisória, no Fórum Municipal. Mais de 300 atendimentos já foram realizados até o momento. Em fevereiro, o juiz da Vara Criminal de São José dos Pinhais baseou-se em um relatório de inspeção feito pelos defensores públicos lotados na cidade para determinar a interdição da carceragem da 1ª Delegacia Regional.

A nova sede da Defensoria Pública está localizada na Travessa Brasil, nº 123, no Centro de São José dos Pinhais. No evento de inauguração, estiveram presenteso vice-prefeito Toninho da Farmácia, o juiz da Vara Criminal de São José dos Pinhais, Alexandre Waltrick Calderari, a Procuradora Geral do Município, Inger Kalben Silva, os Defensores Públicos que atuarão em São José dos Pinhais – Carlos Augusto Silva Moreira Lima, Dezidério Machado Lima, Renan Thome de Souza Vestina – e os secretários municipais de Assistência Social e de Administração e Recursos Humanos, professor Imar Augusto e José Carlos Alves Silva, respectivamente.



Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais